Na Antena 1, Pedro Tourinho vê mudança de circuito distante e indica possibilidade de pré-Carnaval no Comércio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O futuro a longo prazo do Carnaval de Salvador é incerto em meio a debates sobre a criação de um novo circuito para a festa e o fim das cordas na folia baiana. Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, é nítido que a festa já tem passado por mudanças, porém, a transformação como um todo só acontecerá com o tempo.

Entrevistado do Bahia Notícias no Ar, programa da rádio Antena 1 Salvador (100.1 FM), na manhã desta sexta-feira (6), Tourinho pontuou que a festa muda de acordo com o interesse do folião, a exemplo do aumento de atrações sem cordas nas ruas e citou a possibilidade do Comércio receber o pré-Carnaval.

“Podemos ter mudanças estruturais, podemos ter mudanças de conceito que é esse momento que a gente tem enfrentado com o Carnaval. Eu acho que é uma caminhada, as coisas não se transformam da noite para o dia. […] Eu sempre fui uma pessoa contra esse Carnaval a partir das cordas. Extremamente segregador, extremamente violento, com uma linguagem neoliberal cínica de dizer que era os ricos pagando para os pobres, ainda tem muita gente que fala isso. A gente viu que de lá pra cá realmente que as cordas foram baixando, o poder público chegou mais junto contratando atrações, captando patrocínio, tem gente que acha isso bom, tem gente que acha isso ruim, mas é o caminho que se desenhou. A gente tem blocos que passaram por transformações. A gente vê que tem alguns blocos que já lançados, outros já vendendo, outros não. E aí a culpa as vezes é do Carnaval ou do empresário?”, questiona o secretário.

Para Tourinho, diversos fatores precisam ser avaliados quando se trata do Carnaval, mas é nítida a transformação em prol do folião pipoca e a valorização dos artistas locais.

“São várias questões que precisam ser avaliadas. E eu acho que o Carnaval está se transformando, a gente tem um Carnaval hoje mais diverso, mais popular. Os blocos afro tem mais protagonismo do que tinha a 10 anos atrás, a rua tem protagonismo maior. A criação do Furdunço foi uma coisa muito importante porque trouxe o Carnaval de rua em que a estrutura do bloco não é tão relevante. É uma transformação que, na minha opinião, está indo para um lugar legal.”

Quanto a criação de um novo circuito, tópico que é motivo de debate entre os atores da festa, o secretário foi direto: “Eu não acredito nessa possibilidade tão cedo, é uma coisa que eu, Pedro, não falo pela gestão, mas Bruno Reis também quando é perguntado sobre isso fala que não vai falar, que não está em pauta”.

Segundo o secretário, é estudado a possibilidade de um circuito alternativo que converse com os já existentes e não algo fora do eixo do Centro da cidade. “A Saltur estuda tudo e tem que olhar todas as possibilidades. Eu acho que nós temos ainda muito a crescer nesse equilíbrio de programação entre Centro e Barra, e acho que, temos a oportunidade, que tenho levantado internamente, que é esse pré-Carnaval do Carmo a gente fazer ele também no Comércio, que tem uma área muito boa para blocos”.

Tourinho ainda reforçou o investimento da Prefeitura nos últimos dois carnavais para movimentar o Centro, levando grandes atrações para um dos circuitos mais tradicionais da festa.

“Quando a gente resolveu investir no Carnaval do Centro, é nesse caminho de trazer um carnaval diferente do mainstream da Barra-Ondina. Hoje eu digo que o Carnaval do Centro é interativo, o Carnaval da cultura, que você consegue ver três, quatro shows, caminhar com sua família, com seu companheiro e ir para um lugar sem aperto. Ao mesmo tempo que dá para curtir a Barra. A gente tem equilibrado o peso dos circuitos.”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lázaro Ramos homenageia Wagner Moura após conquista no Globo de Ouro: “Honra de acompanhar desde a adolescência”

Amigos de longa data, Lázaro Ramos não esperou amanhecer para parabenizar Wagner Moura pela conquista inédita: o Globo de Ouro de Melhor Ator...

Lula parabeniza vitória de ‘O Agente Secreto’ no Globo de Ouro: ‘Viva o cinema brasileiro’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, na madrugada desta segunda-feira, a vitória do filme brasileiro 'O Agente Secreto' na categoria Melhor...

Morre Erich von Däniken, autor de Eram os Deuses Astronautas?

Erich von Däniken, escritor suíço conhecido pela hipótese de visitas de extraterrestres à Terra na antiguidade, morreu aos 90 anos. Segundo seus representantes,...