Após eleição, saiba o caminho de Trump até tomar posse na Casa Branca

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A declaração de Donald Trump como 47º presidente eleito dos Estados Unidos dá início a outra fase do processo eleitoral. A posse dele na Casa Branca está marcada para o dia 20 de janeiro de 2025, mas até lá, outros passos da eleição serão tomados para que o protocolo seja seguido.

O próximo compromisso importante do calendário eleitoral dos Estados Unidos será em 17 de dezembro deste ano. É neste dia que os delegados eleitorais vão entregar os votos dos respectivos estados.

Pelo sistema norte-americano, quando um candidato atinge maioria do eleitorado em um estado, ele recebe a chancela de todos os delegados daquela unidade da federação. Até as 23h12 desta quarta-feira (6/11), Trump já havia conseguido 295 dos 538 delegados de todo o país.

A declaração de Trump como presidente eleito aconteceu na madrugada desta quarta, quando atingiu, pelas projeções da Associated Press, o número de 270 delegados, o que impede Kamala Harris de alcançar o rival. A democrata tinha, até a noite desta quarta, 226 delegados.

No dia 6 de janeiro, há outro fato importante. O Senado dos Estados Unidos faz a contagem dos votos apresentados pelos delegados eleitorais. A sessão é conduzida pela presidência da casa, que é exercida pela vice-presidente país, Kamala Harris.

Foi no dia desta sessão do Senado que faria a contabilidade dos votos de Biden, em 6 de janeiro de 2020, que houve o ataque ao Capitólio. Houve cinco mortes e dezenas de pessoas acabaram presas no episódio.

Posse

A posse está agendada para o dia 20 de janeiro. Neste dia, o presidente Donald Trump toma posse do cargo e faz o famoso “juramento de cargo” (em tradução literal). A partir deste momento, ele tem o poder e começa a conduzir a máquina governamental estadunidense. Esta será a segunda vez que ele cumpre o ato. A primeira foi em 20 de janeiro de 2017.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV faz apelo pela paz após primeira missa de 2026 no Vaticano

Após celebrar a primeira missa de 2026, o papa Leão XIV fez um apelo pela paz mundial, dirigindo-se a cerca de 40 mil...

Homem morre esfaqueado ao tentar defender cunhado durante briga no DF

Resumo para SEO: uma briga violenta na quadra 201, Recanto das Emas, no Distrito Federal, resultou na morte de Victor Maciel de Sousa...

Menino de 12 anos desaparece nas águas do Rio Jucuruçu em Itamaraju; bombeiros buscam

Itamaraju – Uma operação de busca está em andamento após o desaparecimento de Pedro, 12 anos, nas águas do Rio Jucuruçú, na localidade...