Moraes deve enviar nesta terça à PGR indiciamento de Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pretende encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira, 26, o inquérito da Polícia Federal que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado. Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliar as medidas a serem tomadas, como apresentar denúncia ao STF, arquivar o caso ou solicitar novas investigações.

O prazo para manifestação da PGR é de 15 dias, podendo a apresentação da denúncia ocorrer sem limite de tempo. A expectativa é que o parecer de Gonet seja emitido em 2025, considerando o recesso judiciário e a extensão do inquérito, que ultrapassa as 800 páginas.

A análise do inquérito pela PGR se concentrará no Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC), composto por nove procuradores. Joaquim Cabral da Costa Neto é o procurador responsável pela equipe. Servidores e assessores do órgão também auxiliarão na avaliação dos indiciamentos.

Caso os indiciados sejam denunciados pela PGR, a decisão sobre aceitar ou não as denúncias caberá à Primeira Turma do STF, da qual Moraes faz parte. Após aceita a denúncia, a Primeira Turma será responsável pelo julgamento dos réus, pois uma mudança no regimento interno do STF em dezembro de 2023 transferiu a competência de ações penais do plenário para a turma.

Além de Bolsonaro, a lista de 37 indiciados pela PF inclui ex-membros do governo, como Walter Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno, e aliados do ex-presidente, como Valdemar Costa Neto e Filipe Martins.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tropas da França são expulsas de outro país da África, o Chade

As tropas da França foram expulsas de mais um país africano, o Chade, em um episódio que evidencia a diminuição da influência francesa...

MPE quer inelegibilidade de Caiado e cassar chapa de Mabel por abuso de poder

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e da chapa liderada por Sandro Mabel, prefeito eleito...

Rui Costa culpa BC por alta histórica do dólar: “Boicote ao governo”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsabilizou o Banco Central do Brasil pela alta do dólar, que ultrapassou a marca de R$6...