Hidrolipo: clínica deve atender pré-requisitos para realizar cirurgia

Publicado:



São Paulo – Após a morte de uma mulher de 31 anos em decorrência de complicações de uma hidrolipo realizada em uma clínica no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) destacou a importância da relação entre médico e paciente para o sucesso de qualquer procedimento médico.

No caso em questão, a paciente contratou o procedimento via redes sociais e conheceu o médico apenas no dia da cirurgia. Durante o procedimento, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória na clínica e acabou falecendo. A lipoaspiração seria feita nas costas e no abdômen.

O Diretor de Comunicação Nacional da SBCP, o cirurgião plástico Daniel Regazzini, ressaltou a importância de uma avaliação completa do paciente, exames laboratoriais e de imagem, seguindo as técnicas regulamentadas para garantir a segurança do procedimento.

De acordo com o porta-voz, a cirurgia pode ser realizada em ambiente hospitalar ou em clínicas preparadas para lidar com complicações.

Após a parada cardiorrespiratória, o Samu foi acionado, porém a paciente já estava sem vida ao chegar ao hospital. A embolia pulmonar foi apontada como a causa provável da morte.

Segundo a defesa do médico, a paciente passou por exames prévios e assinou um termo de consentimento que descrevia os riscos do procedimento, incluindo a embolia pulmonar como uma possível complicação fatal.

O procedimento da hidrolipo, conhecido também como lipoaspiração tumescente, remove gordura localizada em diversas partes do corpo, como abdômen, quadris, coxas e nádegas.

Para realizar a cirurgia, a clínica deve atender aos requisitos do Conselho Federal de Medicina, sendo necessária estrutura adequada para lidar com intercorrências dos pacientes. Além disso, é importante verificar o currículo do profissional e se informar sobre a clínica ou consultório. A confiança no profissional é fundamental para a segurança do paciente.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...