Caso Carrefour: Câmara aprova urgência de reciprocidade econômica

Publicado:

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27/11), o requerimento de urgência ao projeto de lei (PL) que estabelece reciprocidade econômica entre os países. A medida avança na Casa Legislativa após o CEO global do Carrefour informar que não irá comercializar carnes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O projeto propõe mudanças na Política Nacional sobre Mudanças Climáticas para evitar a adesão a acordos internacionais que restrinjam as exportações brasileiras, alegando falta de igualdade nas políticas ambientais globais. Além disso, prevê a criação do Programa Nacional de Monitoramento da Isonomia Internacional de Políticas Ambientais.

O deputado Tião Medeiros (PP-PR), autor da proposta, destaca que a medida visa evitar penalizações injustas às exportações brasileiras por políticas ambientais mais rígidas em outros mercados. A declaração do CEO do Carrefour gerou uma crise no setor agropecuário brasileiro e resultou em boicotes aos supermercados do grupo francês no país.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, apoiou os frigoríficos que decidiram não vender carne para a rede varejista. Após a repercussão negativa, o CEO do Carrefour reconheceu a qualidade da carne brasileira em carta enviada ao governo. No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), considerou o pedido de desculpas fraco e indicou a votação do PL da reciprocidade econômica.

Com a urgência aprovada, o projeto não precisará passar por comissões temáticas e poderá ser votado diretamente no plenário, agilizando a discussão do tema.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após impasse, reforma da Igreja de Bom Jesus dos Passos deve finalmente sair do papel

Na deslumbrante Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, um anúncio aguardado com expectativa promete dar vida novamente à histórica Igreja do...

Venezuela derruba tarifa de até 77% e retoma isenção ao Brasil

Em um movimento surpreendente, a Venezuela anunciou, na última segunda-feira, a isenção do imposto de importação para produtos brasileiros que apresentem certificado de...