Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por xingamento a Elon Musk

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por xingamento a Elon Musk

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. A decisão foi tomada por 14 votos a 5, devido a um xingamento feito por Janja direcionado ao empresário Elon Musk durante um evento relacionado ao G-20.

O incidente ocorreu em 16 de novembro, durante uma palestra sobre desinformação no Cria G-20, no Rio de Janeiro. Enquanto falava, uma buzina ao fundo interrompeu sua fala. Em resposta, Janja disse: “Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você, inclusive, f*** you, Elon Musk”.

O xingamento, feito em inglês, aconteceu enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais, algo que Musk, dono do antigo Twitter, se opõe. Em sua plataforma, ele rebateu dizendo que o governo atual vai “perder a próxima eleição’.

O pedido de repúdio, simbólico e sem consequências práticas, foi apresentado pelos deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN) e subscrito por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Para os parlamentares, a postura de Janja foi “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade como representante simbólica da nação em um evento de tamanha visibilidade”.

Apesar da maioria dos votos favoráveis ter vindo da oposição, membros de partidos do governo, como União Brasil, PP e Republicanos, também apoiaram a moção.

No mesmo dia, Lula, sem mencionar o xingamento de Janja, afirmou que não era preciso “ofender ninguém” durante um festival organizado por ela no G-20.

Também foi aprovada uma moção de repúdio contra o que chamaram de “boicote francês” às carnes brasileiras, após o anúncio do CEO global do Carrefour de não comercializar mais carnes do Mercosul. A rede recebeu críticas e frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento ao Carrefour no Brasil. O CEO se retratou, elogiando a qualidade das carnes brasileiras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Postos de combustíveis poderão ter pontos e cobrar recarga elétrica

DF avança com lei que autoriza postos de combustíveis a oferecer recargas pagas para veículos elétricos e híbridos O governador Ibaneis Rocha sancionou nesta...

Governo autoriza crédito suplementar de R$ 254,9 milhões para o Judiciário e MP; obra em Salvador é contemplada

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n° 15.316, que abre um crédito suplementar de R$ 254.878.286,00 ao Orçamento da...

Marconi Perillo lidera disputa para o Governo de Goiás em nova pesquisa

Nova pesquisa da Exata.GO aponta Marconi Perillo (PSDB) na liderança das intenções de voto para o governo de Goiás em 2026, com 33,05%,...