O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, o deputado federal Altineu Côrtes (RJ), procurou Jair Bolsonaro recentemente em busca de apoio para concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro em 2026. Nas próximas eleições gerais, serão disputadas duas vagas para o Senado por estado. No Rio, os senadores Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, ambos do PL, precisam renovar seus mandatos.
A renovação da candidatura de Flávio é dada como certa, enquanto Portinho também deseja tentar a reeleição, mas o apoio de Bolsonaro ainda não é garantido. Bolsonaro não deu uma resposta definitiva a Altineu e os dois devem se encontrar em um almoço em São Gonçalo (RJ).
Em relação à sucessão de Cláudio Castro no Rio, alguns bolsonaristas passaram a defender, nos bastidores, o nome de Washington Reis (MDB) como candidato do grupo. Washington Reis, ex-deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ), atualmente é secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio.
Em julho de 2024, Reis foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. A investigação apontou que secretários da Prefeitura de Duque de Caxias teriam inserido registros falsos nos sistemas do Ministério da Saúde.
Bolsonaro enfrenta dificuldades no Rio em 2026 para encontrar um candidato competitivo a governador que possa concorrer com Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio. Cláudio Castro já se reelegeu em 2022 e não poderá tentar um novo mandato de governador em 2026.
Comentários Facebook