Luto na Ciência: Morre Cerqueira Leite, físico e um dos maiores cientistas do Brasil, aos 93 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O físico e professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu aos 93 anos, no Hospital Centro Médico em Campinas (SP). Ele era formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).

O velório ocorreu no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, neste domingo, às 13h, com o sepultamento por volta das 17h.

Entre 2005 e 2008, coordenou estudos sobre o etanol brasileiro, encomendados pelo governo federal à Unicamp. Defendia a autonomia nacional na tecnologia do etanol em relação ao pré-sal.

Cerqueira Leite teve papel fundamental na criação de instituições como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec). O LNLS, inaugurado em 1997 em Campinas, foi a primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul.

Também foi pioneiro no uso do laser aplicado à medicina no Brasil e presidia o conselho de administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lamentou a perda, destacando sua dedicação ao ensino, pesquisa e inovação como exemplo para o desenvolvimento do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...

Polícia Militar salva vida de recém-nascido vítima de engasgamento em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, na Bahia, viveu neste domingo um episódio marcado pela rapidez e técnica da Polícia Militar. Uma guarnição da 87ª Companhia...

Cliente agride funcionária de sorveteria em shopping e acaba preso

Um homem foi preso na tarde deste domingo (28/12) após tentar agredir a atendente de uma sorveteria instalada dentro do Tivoli Shopping, em...