O físico e professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu aos 93 anos, no Hospital Centro Médico em Campinas (SP). Ele era formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).
O velório ocorreu no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, neste domingo, às 13h, com o sepultamento por volta das 17h.
Entre 2005 e 2008, coordenou estudos sobre o etanol brasileiro, encomendados pelo governo federal à Unicamp. Defendia a autonomia nacional na tecnologia do etanol em relação ao pré-sal.
Cerqueira Leite teve papel fundamental na criação de instituições como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec). O LNLS, inaugurado em 1997 em Campinas, foi a primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul.
Também foi pioneiro no uso do laser aplicado à medicina no Brasil e presidia o conselho de administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lamentou a perda, destacando sua dedicação ao ensino, pesquisa e inovação como exemplo para o desenvolvimento do país.
Comentários Facebook