Oposição da Venezuela pede libertação de ‘presos políticos’ e Maduro celebra Natal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Oposição da Venezuela pede libertação de ‘presos políticos’ e Maduro celebra Natal

Opositores venezuelanos pediram no domingo (1º) a libertação dos “presos políticos”, a maioria detidos durante os protestos após a polêmica reeleição do presidente Nicolás Maduro. Paralelamente, Maduro liderou um evento em defesa do Natal.

A manifestação, convocada pela líder opositora María Corina Machado, ocorreu sem a presença dela, que está na clandestinidade. O protesto pedia que o Tribunal Penal Internacional pressionasse pela libertação de mais de 1.900 detidos, incluindo 42 menores de idade, segundo a ONG Foro Penal.

Maduro foi declarado reeleito após as eleições de 28 de julho para um terceiro mandato consecutivo de seis anos, acusado de favorecimento por parte da autoridade eleitoral. A oposição, liderada por Machado, acusa Maduro de fraude eleitoral, alegando que seu candidato foi o verdadeiro vencedor.

A proclamação de Maduro gerou protestos que deixaram 28 mortos e quase 200 feridos na Venezuela. Em atos semelhantes realizados em outras cidades ao redor do mundo, como Bogotá, Buenos Aires, Washington, Madri e Tóquio.

Enquanto isso, Maduro ironizou o uso do batom vermelho, afirmando que o coração bolivariano e chavista é o único bem pintado de vermelho. Ele descreveu a Venezuela como o país da alegria e pediu pela continuidade da paz em dezembro.

Os seguidores do chavismo usavam gorros de Papai Noel, e a primeira-dama, Cilia Flores, vestiu um suéter com a imagem de uma rena. Em meio à crise decorrente de sua reeleição questionada, Maduro havia decretado o início antecipado do Natal a partir de 1º de outubro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mísseis com capacidade nuclear entraram em serviço ativo, diz Rússia

Mísseis com capacidade nuclear entram em serviço ativo na Bielorrússia, segundo a Rússia O Ministério da Defesa russo informou nesta terça-feira (30) que o...

EUA sancionam fabricante estatal de drones da Venezuela por comercializar armas com Irã

Os Estados Unidos sancionaram, em 30 de dezembro de 2025, a Empresa Aeronáutica Nacional S.A. (EANSA), fabricante estatal de drones da Venezuela, e...

Situação humanitária em Gaza continua ‘catastrófica’, afirmam dez países em declaração conjunta

Ministros das Relações Exteriores de dez nações expressaram grave preocupação com a nova deterioração da situação humanitária na Faixa de Gaza, classificando-a como...