Recentemente, a Embasa foi destaque no 4º Fórum Internacional de Hidrogênio por sua transição energética. O evento realizado no Senai Cimatec, em Salvador, nos dias 21 e 22 de novembro, contou com a participação da empresa, que se destacou pelo trabalho com energias renováveis.
O gerente de Energia Elétrica da Embasa, Thiago Ferreira, revelou durante o evento que a empresa é a que mais utiliza energias renováveis no setor de saneamento no Brasil. Ele destacou que a despesa com energia elétrica é a segunda maior entre as companhias de saneamento, devido à operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Com um custo anual de energia de R$ 480 milhões, a Embasa instituiu o Programa de Energia Renovável, com o objetivo de migrar seu consumo energético para fontes renováveis até 2026. Atualmente, a empresa é a maior do Brasil em número de unidades consumidoras atendidas por energia renovável.
Para os próximos anos, a Embasa planeja abrir processo competitivo para a contratação de energia solar e eólica, visando suprir suas maiores unidades operacionais. O evento, promovido pela Abrace Energia, contou com o patrocínio da Embasa, que também marcou presença com um estande para divulgar seu programa de energia renovável.
Em reconhecimento aos avanços, o Programa de Energia Renovável da Embasa foi premiado em dois eventos. Na terceira edição do GRI Infra Awards Brazil 2024, conquistou o segundo lugar na categoria Potência. Já no I Prêmio Nacional Universalizar, ficou em terceiro lugar na categoria Transição Energética.
Comentários Facebook