Menos de 4 em cada 10 municípios baianos possuem coleta seletiva, aponta dados do IBGE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Menos de 4 em cada 10 municípios baianos possuem coleta seletiva, de acordo com dados do IBGE. A Bahia está abaixo da média nacional quando se trata de coleta seletiva e educação ambiental. Em 2023, menos de 4 em cada 10 municípios na Bahia oferecem o serviço de coleta seletiva.

Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecer diretrizes claras para a implementação da coleta seletiva em todo o país, dados do IBGE mostram que a Bahia ainda não atingiu as metas estabelecidas.

Apenas dois municípios baianos são mencionados como exemplos acima da média prevista pelo estudo em descarte de resíduos: Cruz das Almas e Feira de Santana. Isso representa menos de 1% dos municípios baianos.

A disparidade entre os estados brasileiros é notável. Enquanto Paraná, Espírito Santo e São Paulo lideram o ranking nacional com mais de 85% dos municípios realizando coleta seletiva, a Bahia está na parte inferior da lista, com apenas 37,2%, o que representa 155 cidades.

Além da coleta seletiva, a educação ambiental é outro aspecto crucial para a construção de uma sociedade mais sustentável. Entretanto, a Bahia também apresenta números muito baixos nesse quesito. Apenas 11,3% dos municípios baianos possuem uma política municipal específica para a educação ambiental.

A ausência de coleta seletiva e políticas de educação ambiental nos municípios baianos acarreta diversas consequências negativas, como o aumento da quantidade de lixo nos lixões, a poluição do solo e dos recursos hídricos, e a perda de oportunidades de geração de renda e emprego através da reciclagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos em Eunápolis

Uma mulher de 56 anos, responsável por um abrigo irregular localizado no bairro Pequi, em Eunápolis, foi presa em flagrante durante uma fiscalização...

Gabriel Bortoleto avalia início nos treinos de Abu Dhabi e mantém cautela: “Ajustes a serem feitos”

Resumo rápido do dia: no Grande Prêmio de Abu Dhabi, Gabriel Bortoleto, da Sauber, mostrou consistência nas primeiras sessões de treino. 1) 1º...

Brasil bate Angola e garante vaga nas quartas de final do Mundial de Handebol Feminino

Brasil vence Angola por 32 a 26 e avança às quartas de final da Copa do Mundo Feminina de Handebol, mantendo o ritmo...