Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz, conquista liberação temporária da prisão do Irã por problemas de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz em 2023, foi temporariamente liberada da prisão no Irã devido a problemas de saúde. Ela estava presa desde novembro de 2021 por seu ativismo em defesa dos direitos humanos. A notícia de sua liberação foi recebida com entusiasmo por ativistas e organizações internacionais, que continuam pedindo por sua libertação definitiva. A decisão de suspender a pena foi tomada após uma avaliação médica que indicou a necessidade de cuidados pós-cirúrgicos. Narges, de 52 anos, enfrentou várias prisões ao longo dos últimos 25 anos por sua luta contra o uso obrigatório do véu e a pena de morte.

Reconhecida como uma “presa de consciência” pela Anistia Internacional, Narges não vê seus filhos desde 2015. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu sua libertação imediata e incondicional, enfatizando sua saúde debilitada. A Fundação Narges Mohammadi considerou a liberação temporária como insuficiente, enfatizando a necessidade de cuidados médicos adequados em um ambiente seguro. Em junho, ela foi condenada a mais um ano de prisão por “propaganda contra o Estado”. Em março, denunciou a opressão das mulheres no Irã desde 1979, quando um rígido código de vestimenta se tornou obrigatório após a Revolução Islâmica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hungria anuncia que bloqueará 20º pacote de sanções da União Europeia contra Rússia

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Hungria anuncia que bloqueará 20º pacote de sanções da União Europeia contra Rússia ...

Países árabes condenam falas de embaixador dos EUA sobre direito de Israel no Oriente Médio

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Países árabes condenam falas de embaixador dos EUA sobre direito de Israel no Oriente Médio ...

Irã nega que EUA pediram o fim de enriquecimento de urânio

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Irã nega que EUA pediram o fim de enriquecimento de urânio ...