Em meio a incertezas sobre concessão, ANTT posterga cronograma de obras da Via Bahia; entenda

Publicado:

descrição da imagem em destaque

A ANTT decidiu adiar o cronograma de obras da Via Bahia, mesmo com a aprovação da diretoria. A postergação foi divulgada nesta semana, estendendo as atividades do 15º para o 16º ano da concessão da rodovia que administra as BRs 116 e 324.

O superintendente Roger da Silva Pêgas assinou a decisão, que também inclui a consideração dos efeitos financeiros na tarifa básica de pedágio na próxima revisão ordinária.

Essa mudança ocorre logo após o DNIT reforçar a situação emergencial de trechos das rodovias sob responsabilidade da Via Bahia. O encerramento do contrato depende da homologação no TCU, mas o DNIT já reforçou a emergência em alguns trechos das estradas.

O final da concessão está previsto para o final do ano, com a empresa operando as BRs 116 e 324 até 31 de dezembro. O acordo inclui uma indenização de R$ 681 milhões à Via Bahia, além de outros custos relacionados ao encerramento da concessão.

Em relação às revisões nos contratos de concessão em todo o país, o Governo Federal publicou uma série de alterações, prevendo investimentos significativos. Entre as empresas envolvidas, a Via Bahia terá seu contrato estendido por mais 15 anos.

Apesar disso, a fragilidade da prorrogação do contrato da Via Bahia foi destacada, já que o mesmo não será relicitado e aguarda aprovação do TCU. A rescisão do contrato ainda não foi confirmada pelo Tribunal de Contas da União.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Ressonância: 41 veículos adulterados são apreendidos na Bahia

As Forças de Segurança da Bahia realizaram uma grande operação chamada Ressonância, que resultou na apreensão de 41 veículos adulterados ou com restrição...

Forças de segurança prendem quatro pessoas e realizam 17 mandados contra quadrilha de tráfico de aves no interior baiano

Na manhã desta quarta-feira (29), forças de segurança prenderam quatro pessoas e cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em uma ação da...

IPHAN interdita estacionamento da Pupileira e garante preservação do Cemitério dos Africanos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou, na manhã desta quarta-feira, 29, uma importante medida: o Termo de Interdição do...