Um grupo de brasileiros recebeu o prêmio inédito da Apple pelo aplicativo Moises, que utiliza inteligência artificial para músicos. O app foi eleito o melhor para iPad em 2024, sendo a primeira vez que um produto brasileiro conquista esse reconhecimento em uma das 19 categorias do App Store Awards.
O Moises foi idealizado por Geraldo Ramos, 39 anos, e Eddie Hsu, 38, músicos amadores desde a infância, com o objetivo de isolar instrumentos em músicas para facilitar os estudos. Jardson Almeida, 35, também se uniu ao projeto como designer gráfico, tornando a tecnologia mais acessível ao público em geral.
O aplicativo ultrapassou sua proposta inicial e passou a ser utilizado por produtores profissionais, como Felipe Vassão, vencedor do Grammy Latino. Atualmente, conta com 50 milhões de usuários em 175 países, sendo acessado em 40 idiomas diferentes. Os fundadores do app possuem escritórios nos Estados Unidos, Espanha e Brasil.
O Moises é utilizado por músicos renomados, como Eloy Casagrande, do Slipknot, e Jordan Rudess, do Dream Theater. Com a tecnologia de inteligência artificial, é possível isolar instrumentos, transcrever acordes, alterar a velocidade das músicas, entre outras funcionalidades.
A equipe por trás do Moises cresceu para 90 pessoas e captou investimentos de US$ 10,2 milhões. A empresa planeja lançar uma inteligência artificial generativa para criar sons de instrumentos no próximo ano. O app está disponível para Android, computadores e sistemas de gravação e foi reconhecido pelo Google como o melhor para crescimento pessoal em 2021.
VEJA OS GANHADORES DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS DO APP STORE AWARDS
App do Ano para iPhone: Kino
Adiciona filtros profissionais a gravações caseiras
App do ano para iPad: Moises
Isola instrumentos em músicas para estudo e composição
App do ano para Mac: Adobe Lightroom
Edição de fotos
App do ano para Apple Watch
Acompanha a luz do sol e planeja atividades diárias
Impacto cultural: NYT Games
Jogos do New York Times

Facebook Comments