Nunes e mais 3 prefeitos querem escolas cívico-militares na Grande SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo




Escola Cívico-Militar na Grande SP

Pelo menos quatro prefeitos eleitos na Grande São Paulo estão interessados em adotar o modelo de escola cívico-militar nas redes municipais de ensino. Esse modelo, implementado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), prevê a presença de policiais militares aposentados como monitores nas escolas públicas.

Os prefeitos favoráveis ao projeto são Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, Delegado Eduardo Boigues (PL) em Itaquaquecetuba, Priscila Gambale (Podemos) em Ferraz de Vasconcelos e Lucas Sanches (PL) em Guarulhos.

Especialistas em educação criticam o modelo, pois não há estudos que comprovem a relação entre a militarização das escolas e a melhoria nos indicadores educacionais.

Na capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes confirmou o interesse em implementar o programa na rede municipal, aguardando a regulamentação da lei para iniciar as consultas públicas.

A lei estadual que criou o modelo exige consulta à comunidade escolar antes da militarização. Caso a comunidade seja contra, a escola continua com o ensino regular.

Outros municípios da região, como Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos, também estão analisando a possibilidade de adotar o modelo de escola cívico-militar em suas redes municipais de ensino.

O programa Escola Cívico-Militar criado por Tarcísio enfrenta uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, mas atualmente está liberado para implementação.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Silvinei Vasques e Anderson Torres dividem cela na Papuda após prisão de ex-diretor da PRF no Paraguai

O cenário carcerário de Brasília registrou movimentação incomum nesta segunda-feira, 29, com a confirmação de que o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei...

Médicas explicam os riscos de expor bebês e crianças ao sol na praia

Calor extremo e bebês: cuidado redobrado após vídeo viral em Balneário Camboriú Viralizou na internet, na última quinta-feira (25/12), um vídeo gravado na praia...

Justiça de São Paulo mantém multa milionária contra JHSF e Prefeitura por condomínio irregular na Cidade Jardim; caso segue para o STJ

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação que obriga a Aveiro Incorporações, controlada pela JHSF, e a Prefeitura de...