Jaques Wagner será o relator do projeto de lei complementar do pacote fiscal no Senado

Publicado:

Jaques Wagner, líder do governo no Senado, foi designado para relatar o projeto de lei complementar do pacote fiscal. O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados, traz novos instrumentos fiscais e estabelece regras para contingenciamento e bloqueio de emendas parlamentares.

Entre as mudanças feitas pelos deputados está a alteração na regra de bloqueio das emendas, que passará a afetar apenas as emendas não obrigatórias. Além disso, o projeto mantém a revogação da legislação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT, antigo DPVAT).

O PLP determina que, a partir de 2025, não será permitida a concessão, ampliação ou prorrogação de incentivos fiscais em caso de déficit público. Também fica vedado, até 2030, o aumento real das despesas com pessoal acima de 0,6%, exceto em casos de decisão judicial. Os novos gatilhos fiscais serão acionados se houver redução nas despesas discricionárias a partir de 2027.

De 2025 a 2030, o uso do superávit financeiro dos fundos públicos estará restrito ao pagamento da dívida. O relator decidiu manter cinco fundos e excluir três com justificativa de que seus recursos são utilizados em investimentos considerados importantes.

O parecer também estabelece limites para a variação das despesas relacionadas a novos benefícios da seguridade social pela União, que devem seguir a regra de crescimento real prevista no arcabouço fiscal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras anuncia retorno ao mercado de distribuição de gás de cozinha após seis anos

A Petrobras está retornando ao mercado de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, após seis anos desde...

PEC da Blindagem: emenda barra cobrança e interferência externa sobre o Pix

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa garantir a autonomia do Banco Central do Brasil traz uma inovação significativa: a blindagem...

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo receberam ressarcimento do INSS

Recentemente, uma notícia impactante se destacou para mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas: mais de 90% deles receberam o ressarcimento do...