Brasil é o 9º país com mais procurados pela Interpol. Confira ranking

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A lista de alerta vermelho da Interpol conta com 82 criminosos brasileiros, colocando o Brasil em nono lugar entre os países com mais foragidos procurados em 2024. No total, a lista global inclui 6.671 nomes de fugitivos de diversas nacionalidades.

Rússia lidera o ranking com 3.046 criminosos, seguida por El Salvador, que possui 855 foragidos procurados. A Argentina ocupa a terceira posição, com 237 nomes, e a Índia em quarto, com 209 fugitivos.

Entre os brasileiros na lista da Interpol estão acusados de crimes como assassinato, tráfico de drogas, roubos, assaltos e crimes financeiros. Dos 82 nomes, 76 são homens e 6 mulheres, incluindo Heloísa Gonçalves Duque Soares Ribeiro, conhecida como “Viúva Negra”, suspeita de assassinar cinco ex-companheiros para herdar suas fortunas.

Um dos nomes é o do executivo Carlos Ghosn Bichara, ex-presidente da Nissan e da Renault, procurado pelo Japão por crimes financeiros após deixar o país em 2019. Ele está em liberdade condicional e é acusado de cometer delitos financeiros.

O alerta vermelho da Interpol não implica automaticamente crimes cometidos no país de origem do foragido. Muitos casos envolvem fugitivos acusados de crimes em outros países, com solicitação das autoridades locais para incluir os dados no sistema da Interpol.

O registro de um alerta vermelho é solicitado por países ou cortes especiais aliadas da polícia internacional para localizar e prender fugitivos procurados por extradição devido a crimes ou condenações.

É importante ressaltar que um alerta vermelho não equivale a um mandado de prisão internacional. Os procurados devem ser extraditados para o país onde são acusados. Cada nação membro decide se irá ou não prender os indivíduos conforme suas próprias leis.

O secretário-geral da Interpol será, pela primeira vez, um delegado brasileiro a partir de 2025, Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, com mandato de 2025 a 2030.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ideologia que alivia para bandidos”, dispara Aleluia na Antena 1 após morte de PM por criminoso em regime aberto

Vereador critica governo da Bahia após morte de capitão da PM em Salvador O vereador Alexandre Aleluia (PL)...

Ataques a ônibus: SSP-DF intensifica policiamento em garagens atacadas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que o policiamento nas garagens da Urbi Mobilidade Urbana foi reforçado após um ataque...

Motociclista perde o controle ao passar por quebra-molas irregular e morre na BR-367, em Porto Seguro

Porto Seguro: Um motociclista de 44 anos morreu após perder o controle da moto ao passar por um quebra-molas na BR-367,...