Conversas para contratação de Cuca avançam e torcida do Atlético – MG se opõe a decisão ao relembrar caso de estupro

Publicado:


agf20240310270

Cuca está perto de ser anunciado como novo técnico do Atlético-MG para a temporada de 2025. Com passagens vitoriosas pelo clube, o treinador de 61 anos está sem clube desde junho, quando deixou o Athletico Paranaense, tornando-se uma opção após a demissão do argentino Gabriel Milito. O Atlético-MG teve um final de 2024 decepcionante, perdendo finais da Copa do Brasil e Libertadores, e lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.

A última passagem de Cuca pelo Atlético foi em 2021, conquistando Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão. Ele também foi o técnico na conquista da Libertadores em 2013. Apesar do histórico vencedor, a negociação com Cuca não foi bem recebida por parte da torcida, especialmente por conta de uma condenação por estupro envolvendo o treinador.

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, anulou uma sentença de 1989 que condenava Cuca por manter relação sexual sem consentimento com uma menor de 13 anos. O caso ocorreu em 1987, quando ele era jogador do Grêmio. Cuca pediu demissão do Athletico Paranaense em maio após resultados ruins do time, que foi rebaixado. O caso foi anulado, com imposição de indenização de 9,5 mil francos suíços.

Apesar da extinção da sentença, não houve uma mudança de veredicto, pois o mérito do caso não foi reavaliado. O processo acabou prescrevendo, com a vítima falecendo em 2002. Não haverá novo julgamento, portanto, nenhuma das partes pretende recorrer. Qualquer clube que contratar Cuca estará juridicamente seguro, mas terá que lidar com a polêmica moral.

Entenda o caso

Alex Stival, Henrique Arlindo Etges, Eduardo Hamester e Fernando Castoldi, atletas do Grêmio, foram detidos sob a acusação de relação sexual sem consentimento com uma garota de 13 anos. O episódio aconteceu em um hotel na Suíça em 1987, durante excursão do clube. Cuca e os outros foram condenados dois anos depois, mas o crime prescreveu em 2004. A Justiça entendeu que não houve violência, resultando em anulação da pena.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atleta do Vitória detona arbitragem em jogo contra o Palmeiras: ‘Têm medo do Abel’

Em um jogo que ficou marcado pelo nervosismo e pela tensão, o Vitória deixou o Barradão com um empate que se sentiu como...

Próximo torneio de João Fonseca recebeu investimento bilionário; vídeo

O Masters 1000 de Cincinnati, um dos torneios de tênis mais tradicionais dos EUA, está prestes a ganhar novos contornos com um investimento...

Guarda-costas de Messi é proibido de entrar em jogos da Leagues Cup

Em um momento inesperado para os fãs de Lionel Messi, o torneio da Leagues Cup decidiu proibir a presença de seu guarda-costas pessoal,...