Hospital psiquiátrico: fotografias mostram hematomas em paciente morta

Publicado:

Uma paciente de 24 anos, que morreu após passar amarrada a uma cama durante toda a noite, era frequentemente amarrada no Hospital São Vicente de Paulo, no Distrito Federal.

Ela denunciou o abuso ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) durante uma inspeção em março de 2024, apresentando hematomas pelos braços causados pelas amarras no hospital psiquiátrico.

Carolina Barreto Lemos, doutora em direito pela Universidade de Brasília (UnB), membro do mecanismo, colheu relatos de violência e traumas sofridos pela paciente devido às amarras frequentes.

A paciente teve uma crise convulsiva antes de ser amarrada, levantando dúvidas sobre o atendimento prestado no hospital especializado em saúde mental.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) cobram a reformulação da política antimanicomial, enquanto o MNPCT defende a desativação do Hospital São Vicente de Paulo.

Inspeções realizadas em março de 2024 sugerem a desativação do modelo atual do hospital, com a mobilização dos leitos e a readequação da rede pública para garantir um tratamento de qualidade aos pacientes psiquiátricos.

O caso está em investigação, e a Secretaria de Saúde do DF destacou um grupo de trabalho para planejar a desmobilização dos leitos psiquiátricos, incluindo os do HSVP, com a previsão de ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e fortalecimento do atendimento em saúde mental.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores têm mandatos cassados por fraude à cota de gênero e novos eleitos assumem vagas na Bahia

Recentemente, a Câmara Municipal de Piritiba, na Bahia, se viu envolta em uma mudança significativa. Os vereadores Fernando Rios (PSD) e Vicelma Sampaio...

Jovem é atacada a facadas pelo companheiro e consegue pedir ajuda em estado grave; suspeito segue foragido em Tanque Novo

Uma jovem de apenas 20 anos encontra-se em estado grave após ser brutalmente atacada com várias facadas na noite de segunda-feira (11) em...

Sob ameaças de detentas, mãe de bebê morto após baile funk segue presa

Na última terça-feira, a Justiça do Rio de Janeiro tomou a decisão de manter a prisão preventiva de Vanusa Moura Ferreira, de 23...