Dino suspende repasse de emendas a ONGs que não cumprem transparência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ministro Flávio Dino

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata dos repasses de emendas parlamentares a organizações não governamentais (ONGs) que não fornecem transparência adequada ou não divulgam as informações requeridas nos termos do Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

Pela decisão do ministro, as entidades devem ainda ser inscritas no Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM) e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) pelos órgãos competentes do Poder Executivo.

Além disso, a CGU deve fazer auditoria específica sobre as 13 entidades que não fornecem transparência adequada ou não divulgam informações, com a apresentação de Relatório Técnico no prazo de 60 dias.

De acordo com o relatório apresentado, das 26 entidades fiscalizadas, metade não tem mecanismos adequados de transparência. Considerando as ONGs que deveriam promover a transparência sobre a aplicação dos recursos, a CGU verificou que:

  • 13 entidades (50%) não fornecem transparência adequada ou não divulgam informações;
  • 9 entidades (35%) apresentam as informações de forma incompleta;
  • 4 entidades (15%) promovem a transparência das informações de forma adequada.

As entidades que não cumprem integralmente a determinação de transparência devem ser intimadas para regularizar a publicação dos valores recebidos e sua utilização, sob pena de suspensão de novos repasses.

A Advocacia-Geral da União deverá informar aos ministérios o impedimento de novos repasses e comprovar a execução da determinação em cinco dias úteis.

A conclusão da CGU foi de que a falta de transparência dificulta o controle e a supervisão adequada dos recursos públicos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump defende chefe de gabinete que o comparou com alcoólatra

Relatos vindicados pela Vanity Fair provocaram forte repercussão entre o alto escalão do governo do presidente Donald Trump. A reportagem, publicada nesta terça-feira...

Mães denunciam que foram proibidas de entrar em creche irregular do DF

Antes de ser interditada pela DF Legal, a EscoLAR Educacional, arrendada por Helio Edson Alves e Silva — um dos envolvidos no caso...

Arcanjo: Soldado baiano que enfrenta guerra da Ucrânia estaria desaparecido na Europa; saiba detalhes

O soldado baiano Big Jhon, conhecido como Arcanjo, estaria desaparecido na Ucrânia. O ex-morador de Cajazeiras ficou conhecido por recrutar baianos para atuar...