Taxa de nascimentos prematuros do Brasil está acima da média global

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A taxa de nascimentos prematuros no Brasil está acima da média global, com quase 12% dos partos ocorrendo antes do tempo adequado, totalizando cerca de 300 mil bebês prematuros em 2023. O país é um dos dez com maior número de nascimentos prematuros anualmente.

A diretora-executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, Denise Suguitani, destaca que a maioria desses casos poderia ser prevenida, ressaltando a importância do acesso à saúde e educação, planejamento familiar e qualidade do pré-natal como fatores determinantes.

A obstetra Joeline Cerqueira, da Febrasgo, ressalta a importância da detecção de situações de risco durante o pré-natal para evitar complicações, como infecções, ruptura da bolsa e hipertensão, que são responsáveis por grande parte dos partos prematuros.

Situações como cesarianas eletivas, infecções, e hipertensão durante a gravidez estão entre os principais fatores que contribuem para a prematuridade, sendo fundamental um acompanhamento pré-natal adequado para prevenir essas complicações e garantir a saúde da mãe e do bebê.

Os bebês prematuros, mesmo os que saem do hospital saudáveis, necessitam de acompanhamento constante de diversos profissionais de saúde devido aos riscos associados, como paralisia cerebral e atrasos no desenvolvimento. O suporte social também é essencial para as famílias lidarem com as demandas desses bebês que requerem cuidados especiais.

Orientações e cuidados adequados durante a gestação e após o parto são fundamentais para reduzir a taxa de nascimentos prematuros e garantir o bem-estar tanto dos bebês quanto das mães.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil apreende armas de homem investigado por violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, apreendeu nesta sexta-feira três armas de...

Soldado que matou cabo do Exército tem prisão mantida pela Justiça

Um soldado do Exército, Kelvin Barros da Silva, 21 anos, foi alvo de prisão preventiva após matar a cabo Maria de Lourdes Freire...

Homem é preso em Salvador sob acusação de estupro após encontro marcado por aplicativo

Pontos centrais: 1) um homem de 25 anos foi preso em flagrante neste sábado em Salvador, acusado...