Receita do DF realiza operação para combater sonegação de impostos

Publicado:

A Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit) e da Receita do DF, deflagrou a Operação “Tributum Mollitia” para combater a sonegação de ICMS. A ação tem como foco não só identificar irregularidades, mas também coibir práticas desleais, assegurando equidade no mercado. Até o momento, a operação resultou em R$ 310 milhões na base de cálculo e R$ 135 milhões em crédito tributário.

Com a participação de cerca de 50 Auditores Fiscais, a operação, programada para durar mais de 24 horas, envolve análises documentais minuciosas, fiscalizações in loco e monitoramento de transações financeiras suspeitas.

O trabalho é executado em duas etapas. Na primeira, equipes especializadas inspecionam estabelecimentos comerciais, verificam meios de pagamento, identificam o uso de diferentes CNPJs num mesmo estabelecimento e confirmam a emissão de documentos fiscais. Além disso, buscam irregularidades na Declaração de Informações de Meios de Pagamento.

Já na segunda etapa, a operação se expande para vias, rodovias, transportadoras e o Aeroporto Internacional de Brasília, com o intuito de desbaratar esquemas de empresas fraudulentas, identificar empresas de fachada e monitorar cargas e mercadorias suspeitas.

A ação da Secretaria de Economia demonstra o compromisso do DF no combate à sonegação fiscal, essencial para o financiamento de áreas prioritárias como saúde, educação e segurança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Bebidas Etílicas coleta amostras durante fiscalização em Salvador

A Operação Bebidas Etílicas foi realizada na manhã desta terça-feira (14) em Salvador. Essa ação é resultado de uma parceria entre a Polícia...

Dino cancela sessão do núcleo 4 da trama golpista de quarta (15/10)

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, cancelou a sessão de julgamento dos réus do núcleo 4...

CNJ concede prazo final para vara da Bahia regularizar 11 mil processos paralisados

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que a 5ª Vara de Fazenda Pública de Salvador acumula 11.103 processos parados há...