Receita do DF realiza operação para combater sonegação de impostos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit) e da Receita do DF, deflagrou a Operação “Tributum Mollitia” para combater a sonegação de ICMS. A ação tem como foco não só identificar irregularidades, mas também coibir práticas desleais, assegurando equidade no mercado. Até o momento, a operação resultou em R$ 310 milhões na base de cálculo e R$ 135 milhões em crédito tributário.

Com a participação de cerca de 50 Auditores Fiscais, a operação, programada para durar mais de 24 horas, envolve análises documentais minuciosas, fiscalizações in loco e monitoramento de transações financeiras suspeitas.

O trabalho é executado em duas etapas. Na primeira, equipes especializadas inspecionam estabelecimentos comerciais, verificam meios de pagamento, identificam o uso de diferentes CNPJs num mesmo estabelecimento e confirmam a emissão de documentos fiscais. Além disso, buscam irregularidades na Declaração de Informações de Meios de Pagamento.

Já na segunda etapa, a operação se expande para vias, rodovias, transportadoras e o Aeroporto Internacional de Brasília, com o intuito de desbaratar esquemas de empresas fraudulentas, identificar empresas de fachada e monitorar cargas e mercadorias suspeitas.

A ação da Secretaria de Economia demonstra o compromisso do DF no combate à sonegação fiscal, essencial para o financiamento de áreas prioritárias como saúde, educação e segurança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado explica que não houve furto de madeira; empresa tinha aval da Justiça para transporte

Itamaraju: um caminhão carregado de madeira foi apreendido e o motorista, de 40 anos, levado à Delegacia de Polícia Civil na tarde desta...

Pedido de revisão de voto para promoção para desembargador gera debate na sessão do Pleno do TJ-BA

Um pedido de anulação de votos durante a sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para promoção por merecimento de desembargador...

Funcionários de provedores de internet fazem protesto na Paralela por morte de três no Alto do Cabrito

Funcionários de provedores de internet estão protestando na Avenida Paralela, na manhã desta quarta-feira (17), pela morte de três trabalhadores da categoria no...