Justiça determina prisão temporária de “Dona Maria”, considerada a maior traficante de drogas da Bahia

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão temporária de Jasiane Teixeira, conhecida como “Dona Maria” e considerada uma das maiores traficantes do estado, nesta segunda-feira (27). Ela foi presa durante a manhã de sexta (24), em São Paulo, e é investigada pelo envolvimento em mais de 100 mortes. A determinação veio após pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Segundo o Metrópoles, a criminosa é natural de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Além de chefiar um império criminoso em território baiano, ela ainda era responsável por estender a criminalidade nos estados de Minas Gerais e São Paulo, chegando até ao segmento internacional de tráfico. 

O mandado de prisão foi expedido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Capitais. Jasiane Teixeira é ré em quatro ações penais por tráfico de drogas e uma por homicídio. 

A investigada está listada como procurada no “baralho do crime” divulgado periodicamente pela SSP, o que, segundo os promotores de Justiça do Gaeco, “denota a sua periculosidade e o seu alto grau hierárquico na organização criminosa que integra, conhecida por liderar o tráfico de drogas no sudoeste baiano”. 

De acordo com as investigações, há evidências de vínculos financeiros suspeitos entre Jasiane Teixeira e outras pessoas sem histórico criminal, as quais podem estar servindo para ocultar os recursos obtidos ilicitamente, em um mecanismo de lavagem de capitais provenientes do tráfico de drogas e de outros delitos. 

Os promotores de Justiça do Gaeco afirmaram que a prisão temporária de Jasiane é necessária, pois, caso a investigada permaneça em liberdade, poderá destruir provas e dificultar a atividade dos órgãos de apuração criminal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professor é preso acusado de abuso contra aluno em escola de Guanambi

Na tarde de segunda-feira (21), um professor de 28 anos foi detido em Guanambi, na região do Sertão Produtivo, Sudoeste da Bahia, após...

Corinthians bancou despesas pessoais na gestão de Duilio, segundo relatório; ex-presidente promete ir à Justiça

Um controverso relatório de prestação de contas do Corinthians revelou que a gestão do ex-presidente Duilio Monteiro Alves, no comando do clube entre...

Furtado em Feira, trator avaliado em R$ 500 mil é encontrado em Governador Mangabeira

Na madrugada de terça-feira (22), um trator agrícola avaliado em quase R$ 500 mil foi recuperado em uma propriedade rural em Governador Mangabeira,...