Desembargador Mário Albiani Júnior é designado para compor Comitê Gestor Nacional do e-NatJus

Publicado:

O Desembargador Mário Albiani Júnior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi designado para integrar o Comitê Gestor Nacional do E-NatJus. A nomeação foi decretada pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso.

O e-NatJus, Sistema Nacional de Pareceres e Notas Técnicas, será um banco de dados destinado a fornecer embasamento técnico-científico para decisões judiciais aos magistrados do Brasil em ações relacionadas à saúde que tratam de medicamentos, procedimentos e produtos.

“A participação do TJBA neste Comitê é fundamental para o aprimoramento dessa plataforma de caráter nacional. A Conselheira do CNJ e Coordenadora do Comitê, Daiane Lira, tem realizado um trabalho memorável nesta pauta”, afirmou o Desembargador Mário Albiani.

O Comitê é composto por onze magistrados, incluindo representantes dos Tribunais de Justiça da Bahia, do Pará, do Mato Grosso e de Pernambuco, além de membros do Tribunal Regional Federal de diversas regiões e do próprio CNJ, tem o objetivo de desenvolver a plataforma do E-NatJus.

Para o Desembargador Mário Albiani Júnior que, também, coordena o Comitê Estadual de Saúde, a iniciativa ganha ainda mais fôlego diante do julgamento do Tema 1234 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do Ministro Gilmar Mendes. Esse tópico trata das decisões judiciais que determinam a concessão de medicamentos à população desassistida. “Com a definição do Tema 1234, os Tribunais passaram a ter a obrigatoriedade de utilizar a ferramenta E-NatJus como suporte para embasar decisões judiciais”, reitera. 

Os Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus) continuarão emitindo notas técnicas para magistrados. O TJ-BA está em vias de integração do NatJus local à plataforma nacional. Em outubro de 2024, o Tribunal baiano firmou um termo de cooperação com o CNJ e o Hospital Israelita Albert Einstein, na esfera da judicialização da saúde, em prol da nova versão do NatJus.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governistas comemoram nas redes sociais prisão domiciliar de Bolsonaro

A recente determinação de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro, decidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, agitou as...

Operação policial prende um dos envolvidos na morte de Bruno Gonçalves Prates em Teixeira de Freitas

Na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto, a Polícia Civil da Bahia, em uma ação coordenada pelas equipes do GATTI/Extremo Sul, da 1ª...

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar após descumprimento de medidas

No cenário político brasileiro, um novo capítulo se desenrola com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ele...