TJDFT aponta ilegalidade em caso de corte de energia por dívida antiga

Publicado:


A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) rejeitou recurso da Neoenergia que buscava a possibilidade de interromper os fornecimento de energia por conta de dívidas antigas. A decisão reforçou que somente faturas recentes autorizam a suspensão do serviço.

No caso, a concessionária incluiu parcelas referentes a dívidas antigas na mesma conta de consumo do mês. A empresa alegou que diversos acordos foram firmados para quitar o valor pendente. A Neonergia argumentou que o corte estava previsto no termo de confissão de dívida, caso a consumidora descumprisse o pagamento.

A consumidora, por sua vez, pediu o cancelamento da cobrança conjunta e a manutenção do fornecimento de energia. O TJDFT observou que o fornecimento de energia é um serviço público essencial, que está sujeito a normas específicas.

Para o colegiado, a prática de inserir parcelas antigas na conta mensal condiciona a pessoa consumidora a pagar dívidas antigas ou ficar sem o serviço. Isso fere a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A interrupção do fornecimento de energia elétrica é permitida somente em relação a débitos de consumo atuais, não sendo lícito o corte por inadimplemento de dívidas antigas, superiores a 90 dias”, aponta a decisão unânime.

A Turma concluiu que a Neoenergia não poderia suspender o fornecimento devido às parcelas com atraso superior a 90 dias. Ficou mantida a obrigação de emitir faturas separadas para o consumo atual e para o parcelamento dos débitos antigos, garantindo que o corte de energia não seja utilizado como meio de cobrança.

Procurada pelo Metrópoles, a Neoenergia informou que segue estritamente a legislação e regulação da Aneel sobre o tema e irá recorrer da decisão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia recupera carro roubado na Avenida Afrânio Peixoto, em Salvador

Neste domingo (12), policiais militares conseguiram recuperar um carro no bairro da Avenida Afrânio Peixoto, em Salvador. O veículo...

Incêndio na Chapada dos Veadeiros causa destruição no Parque Nacional

Os incêndios na Chapada dos Veadeiros completam duas semanas e já afetaram uma parte significativa do Parque Nacional, localizado no nordeste de Goiás....

Estudo aponta que bebidas diet podem causar mais danos ao fígado do que as versões com açúcar

Um estudo apresentado na UEG Week 2025, o maior congresso europeu sobre gastroenterologia, trouxe à tona uma...