TJDFT aponta ilegalidade em caso de corte de energia por dívida antiga

Publicado:


A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) rejeitou recurso da Neoenergia que buscava a possibilidade de interromper os fornecimento de energia por conta de dívidas antigas. A decisão reforçou que somente faturas recentes autorizam a suspensão do serviço.

No caso, a concessionária incluiu parcelas referentes a dívidas antigas na mesma conta de consumo do mês. A empresa alegou que diversos acordos foram firmados para quitar o valor pendente. A Neonergia argumentou que o corte estava previsto no termo de confissão de dívida, caso a consumidora descumprisse o pagamento.

A consumidora, por sua vez, pediu o cancelamento da cobrança conjunta e a manutenção do fornecimento de energia. O TJDFT observou que o fornecimento de energia é um serviço público essencial, que está sujeito a normas específicas.

Para o colegiado, a prática de inserir parcelas antigas na conta mensal condiciona a pessoa consumidora a pagar dívidas antigas ou ficar sem o serviço. Isso fere a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A interrupção do fornecimento de energia elétrica é permitida somente em relação a débitos de consumo atuais, não sendo lícito o corte por inadimplemento de dívidas antigas, superiores a 90 dias”, aponta a decisão unânime.

A Turma concluiu que a Neoenergia não poderia suspender o fornecimento devido às parcelas com atraso superior a 90 dias. Ficou mantida a obrigação de emitir faturas separadas para o consumo atual e para o parcelamento dos débitos antigos, garantindo que o corte de energia não seja utilizado como meio de cobrança.

Procurada pelo Metrópoles, a Neoenergia informou que segue estritamente a legislação e regulação da Aneel sobre o tema e irá recorrer da decisão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Baixa renda”: herdeiro bilionário ganhou bolsa para cursar direito

Recentemente, um escândalo envolvendo irregularidades em bolsas de estudo na Universidade Gratuita de Santa Catarina veio à tona. Entre os 130 alunos associados...

Morre José Maria Marín, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

José Maria Marín, figura emblemática do futebol brasileiro e ex-presidente da...

Mourão tenta pular do barco de Bolsonaro ao criticar Trump e vira alvo

O cenário político brasileiro se assemelha a um jogo onde a unanimidade é a regra, e a discordância é vista como traição. Essa...