Polícia desativa minas subterrâneas e resgata trabalhadores em garimpo

Publicado:

A Operação Mineração Obscura 2, realizada entre sexta-feira (31/1) e segunda-feira (3/2), teve como objetivo desativar minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições deploráveis em Maués (AM).

Participaram da operação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro. Durante a ação, foi constatado que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos a substâncias químicas tóxicas.

Além disso, a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

O garimpo em questão é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal desativa um garimpo subterrâneo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tropa K9: veja descobertas inacreditáveis dos cães policiais da PCDF

Os cães policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se tornaram aliados indispensáveis nas operações de...

Peixe gigante é encontrado morto com pneu preso no bico em SC

Um peixe de grande porte foi encontrado morto na última quarta-feira, 12 de novembro, em uma praia de Balneário Piçarras, Santa Catarina. A...

Cães policiais: conheça a tropa K9, os heróis de quatro patas da PCDF

Os cães da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) são verdadeiros protagonistas em operações policiais. Com orelhas atentas e um faro afiado, esses...