Lei na Califórnia quer lembrar crianças que IA não é uma pessoa

Publicado:

Um projeto apresentado pelo senador Steve Padilla, na Califórnia (EUA), propõe que empresas de inteligência artificial (IA) emitam alertas regulares a crianças, esclarecendo que um chatbot é uma IA e não um ser humano.

O projeto, que entrará em análise a partir de 2 de março, define chatbot como um “personagem criado pelo usuário, habilitado por inteligência artificial, capaz de dialogar abertamente e com aparente personalidade única”. A iniciativa visa proteger as crianças dos aspectos negativos da IA, como vício, isolamento e influência, e busca impedir o cyberbullying de menores em plataformas de mídia social.

O senador Padilla ressaltou que as crianças não devem ser usadas como cobaias para experimentos de empresas de tecnologia que possam prejudicar sua saúde mental, enfatizando a necessidade de proteções adequadas.

Detalhes da Proposta de Lei

Uma das exigências do projeto é que as empresas de IA forneçam relatórios anuais ao Departamento Estadual de Serviços de Saúde, contendo informações detalhadas sobre as interações das crianças com a plataforma. Além disso, as empresas deveriam submeter seus chatbots a auditorias regulares por terceiros para garantir conformidade com a legislação.

Os relatórios anuais devem abordar questões como detecção de ideias suicidas, tentativas e casos de suicídio de menores, bem como menções de ideações ou ações suicidas por parte dos chatbots aos usuários.

No ano anterior, um pai processou a Character.AI, alegando que seu filho adolescente tirou a própria vida após interações com um chatbot que considerava perigoso. Após o incidente, a empresa comprometeu-se a desenvolver um modelo de IA que bloqueará conteúdos sensíveis ou sugestivos, como reportado pelo The Verge.

Esteja atento às interações de crianças com IA para garantir sua segurança e bem-estar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerâmica de 2.700 anos revela dívida do Reino de Judá ao Império Assírio

Arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente em Jerusalém: a primeira inscrição assíria do período do Primeiro Templo, datada de aproximadamente 2.700 anos atrás. O...

Possível exolua vulcânica explicaria gás incomum em planeta gigante

Uma equipe internacional, liderada por Apurva Oza, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), anunciou uma forte candidata a ser uma exolua do...

Hora de renovar a casa: seleção de eletrodomésticos com preços imperdíveis

Renovar os eletrodomésticos pode transformar a casa, e quando boas ofertas aparecem, não dá para deixar passar. Desde geladeiras conectadas até máquinas de...