Carnaval 2025: MP-BA faz recomendação ao município de Correntina para proteção de crianças e adolescentes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação crucial ao município de Correntina para assegurar a proteção dos direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval. O foco principal do documento é a prevenção de situações de risco e violência, especialmente relacionadas ao consumo de álcool e ao acesso a locais de entretenimento.

Segundo o MP, é fundamental que os proprietários de estabelecimentos como camarotes, blocos, bares e restaurantes estabeleçam um controle rigoroso no acesso, proibindo a entrada de menores desacompanhados. Além disso, devem afixar cartazes informando sobre a proibição de venda de álcool para menores, destacando que essa prática é considerada crime.

Outro ponto de extrema importância na recomendação é a obrigatoriedade dos estabelecimentos em permitir o acesso irrestrito ao Conselho Tutelar, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e órgãos de segurança pública. Isso visa garantir a fiscalização do cumprimento das normas e a coibição de infrações.

O não cumprimento dessas diretrizes pode acarretar em medidas judiciais e responsabilização pela violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Adicionalmente, os Conselheiros Tutelares da cidade receberam orientações do MP para atuarem de forma integrada durante o Carnaval, atendendo casos de violação de direitos, vulnerabilidade ou risco social envolvendo crianças e adolescentes. Suas atribuições incluem fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas, coibir o acesso de menores desacompanhados e combater a exploração sexual.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é registrado em Mauá

Primeiro caso de intoxicação por metanol em Mauá: a cidade da região metropolitana de São Paulo confirmou o registro inicial de intoxicação por...

Polícia Civil apreende armas de homem investigado por violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, apreendeu nesta sexta-feira três armas de...

Soldado que matou cabo do Exército tem prisão mantida pela Justiça

Um soldado do Exército, Kelvin Barros da Silva, 21 anos, foi alvo de prisão preventiva após matar a cabo Maria de Lourdes Freire...