Governo do Pará expande Capacita COP 30 e vai qualificar 100 mil

Publicado:

O Governo do Pará está expandindo o programa Capacita COP 30, com o objetivo de qualificar 100 mil pessoas até novembro. Recentemente, 4,4 mil certificados foram concedidos a indivíduos que concluíram cursos de formação gratuita, totalizando mais de 16 mil certificados emitidos em várias áreas como turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. A meta desse programa de capacitação é preparar a população para a COP 30, conferência global sobre mudanças climáticas que será sediada em Belém.

O programa não só visa preparar os paraenses para atuar durante o evento, mas também busca fortalecer a empregabilidade no estado, abrindo portas para oportunidades de trabalho mais duradouras. O governador Helder Barbalho destacou a relevância do Capacita COP 30, assegurando que as oportunidades de emprego geradas pela conferência sejam aproveitadas pela população local, ampliando as chances de emprego mesmo após o término do evento.

O impacto social e econômico da COP transcende a infraestrutura e se reflete em mudanças reais na sociedade. A vice-governadora, Hana Ghassan, salientou que a conferência deixará um legado humano significativo, transformando vidas e fortalecendo a economia local.

Diversas histórias de superação e novas perspectivas emergem do Capacita COP 30. Por exemplo, Irenil dos Santos da Silva, formada em manipulação de alimentos, ressaltou como a certificação impulsionou sua trajetória profissional, abrindo novas portas em sua carreira. Outra história inspiradora é a de Gilda Brandão, uma artesã de 70 anos que, junto com suas filhas e sobrinho, participou do curso de turismo e pretende aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer o negócio de biojoias da família.

“Começamos com uma meta de 22 mil vagas, avançamos para 30 mil e, com a parceria do SEST/SENAT, ampliamos a oferta para mais de 100 cursos diferentes. Agora, nosso objetivo final é capacitar 100 mil pessoas até a COP 30.”

O programa está se expandindo e agora conta com a parceria do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Com isso, oferecerá 36 novos cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), ultrapassando a marca de 100 cursos diferentes e ampliando o acesso à capacitação em todas as regiões do Pará.

A capacitação da mão de obra local desempenha um papel fundamental na recepção dos visitantes e no fortalecimento do turismo como uma das principais atividades econômicas do Pará.

Siga o Governo do Pará em suas redes sociais: Facebook | Instagram

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro homens morrem em ação policial no bairro de Narandiba, em Salvador

Quatro homens morreram durante uma ação policial no bairro de Narandiba, em Salvador, na tarde deste sábado...

Ataque israelense a redações no Iêmen matou mais de 30 jornalistas

Um recente ataque israelense a redações de jornais no Iémen deixou 31 jornalistas e funcionários mortos. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas...