STF acolhe ação da OAB e restabelece anistia a cabos da Aeronáutica

Publicado:

Nesta sexta-feira (28/2), o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e restabeleceu a anistia a cabos da Aeronáutica. A decisão da Corte considerou inconstitucionais as portarias que revogaram anistias políticas concedidas a esses militares, em decorrência da portaria 1.104/1964 do Ministério da Justiça.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 777, apresentada pela OAB, questionava a validade de mais de 300 portarias emitidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 5 de junho de 2020. A OAB argumentou que tais atos administrativos cancelaram de forma genérica e sem garantir o direito à defesa dos militares anistiados quase duas décadas atrás.

As portarias foram assinadas pela então ministra Damares Alves (Republicanos-DF), atual presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Na ocasião, Damares revogou os atos administrativos da União que concederam anistia política a esses militares, que haviam sido afastados de suas funções em 1964 por se oporem ao golpe militar e à ditadura instalada no país. A anulação desses atos gerou polêmica e levou a OAB a ingressar com a ação no STF.

A ação argumentou que a portaria violava o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e a segurança jurídica, afetando principalmente os militares já idosos.

Relatando a ação, a ministra do STF Cármen Lúcia votou pela parcial procedência do pedido, reconhecendo que algumas portarias já haviam sido anuladas em ações individuais. A decisão salientou que a revisão das anistias não pode ser feita de forma indefinida, pois a inércia do Estado protege direitos garantidos pela segurança jurídica e pela confiança legítima.

“O decurso de mais de dezessete anos para a revisão e anulação de atos administrativos essenciais para a subsistência do administrado ultrapassa os limites da razoabilidade que guiam a atuação eficaz do gestor público”, declarou a ministra.

Por maioria, o STF declarou a inconstitucionalidade das portarias, restabelecendo o reconhecimento da anistia política aos cabos da Aeronáutica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas do rombo na Faria Lima devem R$ 3,9 bilhões a fornecedores

No coração do cenário financeiro brasileiro, um verdadeiro desastre está em curso. Empresas com suas ações em queda livre, acumulam impressionantes **R$ 3,9...

Licenciamento ambiental: Lula vetará parte, e estuda MP sobre o tema

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para vetar partes do projeto que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no...

Trump vê chance de reunião com Putin “muito em breve”

Em um momento crítico, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou a possibilidade de uma reunião “muito em breve” com o líder...