STJ é alvo de ataque cibernético e portal apresenta instabilidade no funcionamento

Publicado:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) enfrentou recentemente uma nova investida de ataques cibernéticos, resultando em instabilidade e dificuldades de acesso ao portal da instituição por parte dos usuários. Em comunicado emitido nesta quarta-feira (5), o STJ assegurou ter detectado e neutralizado os ataques antes que pudessem gerar qualquer dano operacional significativo.

O tribunal identificou tentativas de invasão cibernética no dia anterior, as quais foram prontamente bloqueadas por medidas de segurança adotadas. Segundo o STJ, os sistemas da instituição permaneceram intactos e não sofreram interrupções.

O setor de tecnologia do tribunal explicou que a ação visava prevenir um possível ataque do tipo “Negação de Serviço” (Denial of Service ou DoS), o qual consiste em sobrecarregar os servidores com um volume excessivo de requisições de acesso, podendo resultar na queda do site.

Para lidar com a situação, foram implementados procedimentos, como a validação de acesso do usuário para garantir a integridade do portal e de seus serviços, mesmo que isso possa causar uma certa lentidão.

A Agência Brasil reportou ter conseguido acessar o portal do STJ, embora tenha sido necessário passar por verificações de segurança repetidas durante a navegação.

Em diversas tentativas de acesso ao sistema de busca de processos, erros foram recorrentes, resultando em páginas não encontradas. No entanto, outros serviços, como o peticionamento eletrônico e a busca jurisprudencial, permaneceram operacionais.

Este não é o primeiro episódio em que o STJ é alvo de ataques cibernéticos. No ano passado, os sistemas do tribunal foram brevemente paralisados. Em outro incidente em 2020, uma ação hacker interrompeu julgamentos e afetou o funcionamento dos sistemas judiciais por aproximadamente cinco dias.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cobradora de ônibus é vítima de tentativa de estupro no Alto do Coqueirinho, em Salvador

Na madrugada de uma quarta-feira, uma cobradora de ônibus de Salvador...

Perseguição em alta velocidade termina com motociclista sem CNH preso

Em uma tarde agitada no Distrito Federal, uma perseguição policial com alta velocidade culminou na prisão de dois homens nas proximidades da Feira...

Guarda Municipal prende foragido acusado de furtar pistola de policial

Eunápolis viveu uma tarde de tensão na quarta-feira (13) quando a Guarda Civil Municipal deteve Zidany Lima Silva, de 27 anos....