Deputados resistem a PT e ameaçam implodir acordo de governo com Hugo Motta por vaga em tribunal

Publicado:

Parlamentares do PSD, União Brasil e PL estão resistindo a apoiar um candidato do PT para a vaga de ministro do TCU após a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz. Essa postura de rejeição ameaça minar o acordo previamente estabelecido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o governo.

Embora a vaga só deva ficar disponível em fevereiro de 2026, a disputa já está acirrada devido ao interesse antecipado do PT e à reação de outros partidos, que se aproveitam do momento de desgaste do Executivo no Congresso para pleitear o cargo.

Motta havia prometido aos petistas apoio na eleição de um membro do partido para a função no TCU, em troca de não incentivarem outras candidaturas à presidência da Câmara, alavancando assim sua campanha. No entanto, a resistência de algumas legendas coloca em xeque esse acordo.

Apesar do compromisso prévio firmado entre Motta, Arthur Lira e o PT, alguns deputados de outros partidos estão articulando candidaturas próprias, gerando um cenário de incerteza em relação ao desfecho dessa disputa. Entre os interessados, destacam-se parlamentares do PSD-RJ, como Pedro Paulo e Hugo Leal.

A eleição para o TCU é realizada por voto secreto no plenário da Câmara, dificultando o controle sobre o resultado. O candidato escolhido ainda precisa ser referendado pelo Senado Federal, tornando o processo ainda mais imprevisível.

Diante desse contexto de disputa intensa, o futuro do acordo estabelecido entre os partidos e o PT permanece incerto, sendo crucial o desfecho das negociações nos bastidores entre os interessados na vaga.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolívia em transe 

Neste domingo (17), a Bolívia se prepara para um momento decisivo em suas eleições gerais, em meio a uma crise econômica acentuada e...

Vereadora reclama de cobranças aos domingos: “Preciso meter”. Vídeo

Em Ponte Nova (MG), uma declaração de Fernanda Bitenco, vereadora do município, gerou controvérsia nas redes sociais. A parlamentar expressou sua insatisfação com...

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...