Fernanda Lordelo avalia dados de direitos humanos na Bahia e aponta desafios no combate à violência contra mulheres e jovens

Publicado:

Fernanda Lordelo destaca desafios no combate à violência contra mulheres e jovens na Bahia

No comando de uma pasta vinculada à promoção dos direitos humanos, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, analisou os dados divulgados pelo Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. De acordo com o painel do Ministério de Direitos Humanos, a Bahia registrou um total de 34.026 denúncias de violações de direitos humanos no ano de 2024.

Em uma entrevista ao Bahia Notícias, a gestora avalia que os desafios do combate às violências contra as mulheres e a juventude, que se destacam entre as principais registradas pelo MIDH, são resultado dos cenários em que essas violações ocorrem. O painel aponta que o principal cenário de violação é o ambiente doméstico.

Lordelo enfatiza a importância de oferecer apoio técnico especializado às mulheres que sofrem violência, ressaltando a necessidade de escuta e acolhimento para ajudá-las a compreender a situação e decidir o melhor caminho a seguir. Além disso, destaca a relevância de incluir crianças e jovens nas discussões sobre violência doméstica, abordando a necessidade de uma rede de proteção abrangente que envolve vários órgãos, como a Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacias Especializadas.

A secretária menciona que, no caso específico da violência sexual infantojuvenil, um dos maiores desafios é a ocorrência predominante desses casos no âmbito familiar, tornando essencial que denúncias sejam feitas para que o sistema de proteção possa agir efetivamente.

O Bahia Notícias irá divulgar a entrevista completa com Fernanda Lordelo, da SPMJ, nesta segunda-feira (17), a partir das 11h10, com detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela pasta na promoção dos direitos humanos.

Assista um trecho da entrevista:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...

Vídeo de bastidores de “Vale Tudo” gera especulações sobre morte de Odete Roitman, mas influenciadora esclarece: não é Nice

Um vídeo gravado no Copacabana Palace, nesta terça-feira, reabriu o debate entre os fã de Vale Tudo...