O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do projeto “Terra Protegida”, está conduzindo 120 audiências em Itaberaba, no médio Paraguaçu, de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), com proprietários rurais para negociar acordos visando a reparação de danos ambientais decorrentes de desmatamento ilegal e regularização ambiental de propriedades rurais.
Essa iniciativa, que reúne promotores de Justiça e servidores do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), tem como meta principal combater o desmatamento ilegal na região, que apresenta aproximadamente 18 mil hectares de área desmatada, conforme dados do MP-BA.
O projeto “Terra Protegida” tem obtido resultados expressivos desde seu lançamento em 2024. Nas fases anteriores, realizadas em Juazeiro e Irecê, o MP-BA arrecadou mais de R$ 600 mil em indenizações, direcionados para ações de preservação e restauração ambiental.
Adicionalmente, foram estabelecidos 56 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), resultando na criação de 55 Reservas Particulares de Proteção Natural, englobando mais de 960 hectares de áreas protegidas.
Comentários Facebook