A defensora pública Firmiane Venâncio celebrou a posse de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como Defensora Pública Geral do Estado da Bahia (DPE-BA) em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta quinta-feira (20). Em entrevista, Venâncio, que anteriormente liderou o DPE-BA em 2023, expressou sua satisfação em ver uma mulher à frente da entidade e a importância de poder escolher quem ocupará esse cargo.
“A Defensoria Pública lutou arduamente para que esse momento se concretizasse, a oportunidade de escolhermos quem estará à frente da gestão. Acredito que tenhamos alcançado esse momento como resultado desse processo democrático em nossa instituição. E para nossa alegria, mais uma mulher liderando a Defensoria Pública do Estado da Bahia. Isso é extremamente significativo, pois é uma instituição que reflete essa essência, a essência da democracia, das múltiplas faces, das diversas possibilidades de participação de todas as pessoas que desejam e estão dispostas a servir à instituição”, afirmou a defensora.
Venâncio também destacou a simbologia da posse ocorrer na AL-BA, local onde os deputados debatem projetos que beneficiam o trabalho dos defensores públicos. Durante a conversa, ela mencionou que o DPE aprovou seu primeiro Projeto de Lei no ano anterior e ressaltou que a Assembleia é o cenário “das maiores conquistas”.
“É simbólico, este é um espaço que sempre foi um campo de batalha para a Defensoria Pública, visando a consolidação do seu papel e autonomia. Recentemente, no ano passado, concluímos o ciclo de autonomia da Defensoria Pública ao aprovar, pela primeira vez, nosso projeto de lei aqui, de iniciativa da Defensoria Pública Geral. Portanto, a Assembleia Legislativa sempre foi o palco das nossas grandes lutas e vitórias na Defensoria Pública do Estado da Bahia”, afirmou a ex-defensora pública geral da Bahia.
Finalizando, a nomeação de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como Defensora Pública Geral do Estado da Bahia marca um novo capítulo na trajetória da Defensoria, reforçando seu compromisso com a igualdade, a democracia e a representatividade.
Comentários Facebook