Procurador recomenda a Moraes arquivamento do pedido de prisão de Bolsonaro feito por vereadora petista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou o arquivamento de uma notícia-crime com pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, atendendo a uma solicitação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A vereadora do PT da Câmara Municipal de Recife, Liana Cirne, apresentou a notícia-crime no STF após uma manifestação liderada por Bolsonaro em Copacabana, em que ele defendia a anistia aos presos por atos antidemocráticos em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Liana Cirne acusa Bolsonaro de obstrução de Justiça por convocar o ato no Rio de Janeiro, uma vez que muitos dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro ainda estão sendo julgados no STF. A vereadora argumenta que a convocação de Bolsonaro nas redes sociais representa uma clara tentativa de obstrução da Justiça e incitação a novos atos que possam prejudicar a ordem pública e a estabilidade democrática, além de interferir no curso do processo.

O procurador Paulo Gonet enviou uma manifestação ao ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o pedido de prisão de Bolsonaro carece de “elementos informativos mínimos” e questionando a legitimidade dos autores do pedido para apresentá-lo diretamente ao STF.

Gonet ressaltou que esse tipo de solicitação deveria ser feita à polícia ou ao Ministério Público, os órgãos responsáveis por medidas desse tipo. Ele destacou que todas as ações pertinentes ao ex-presidente já foram solicitadas pela PGR no contexto da investigação que resultou na denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista invade casa, derruba muro e atinge cinco pessoas no DF

Reprodução / CBMDF Uma motorista colidiu com o muro de uma casa em Planaltina (DF) na madrugada desta quinta-feira (1°/1). Com o impacto, a estrutura...

Plano Piloto enfrentou onda de mais de 2 mil furtos a carros em 2025

Uma série de furtos foi registrada na Asa Norte (DF), em Brasília, entre novembro e dezembro do ano passado, destacando a ousadia dos...

De dosimetria a licenciamento: Congresso teve ano repleto de polêmicas

O ano legislativo de 2025 chega ao fim em 23 de dezembro com um Congresso Nacional marcado pela aprovação de uma série de projetos...