O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a presença do coral invasor ‘Chromonephthea braziliensis’ na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia. A procuradora Vanessa Gomes Previtera assinou a portaria com o intuito de proteger o meio ambiente e demais interesses difusos e coletivos, conforme definição legal.
Uma força-tarefa composta por pesquisadores, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Capitania dos Portos da Marinha e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) avançou nos estudos para eliminar o octocoral invasor da Baía de Todos-os-Santos em janeiro deste ano. Essa espécie, originária do Oceano Indo-Pacífico, tem representado uma ameaça ao ecossistema local.
Foto: Divulgação / Secom
As ações de pesquisa e remoção das colônias do coral invasor estão sendo realizadas em colaboração com a Pró-Mar e o Senai-Cimatec, além de pesquisadores de universidades renomadas como a Federal de Alagoas e a de São Paulo.
A investigação decorrente do inquérito civil visa resguardar a fauna, a flora e todo o ecossistema da região, evidenciando a importância da preservação ambiental e da responsabilidade compartilhada na proteção da biodiversidade marinha.
Comentários Facebook