A natação baiana brilhou intensamente no último fim de semana em Maceió, conquistando um total de 59 medalhas durante a competição do 30º Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. O evento, sediado na capital alagoana, foi palco da excelente performance dos atletas do estado, que trouxeram para casa 29 medalhas de ouro, 19 de prata e 11 de bronze, evidenciando a grandeza do esporte na Bahia.
Um dos destaques individuais foi Lízian Simões, que sagrou-se campeã na prova de 10km da categoria júnior feminino. Apoiada pelo programa FazAtleta, a nadadora, que liderou o ranking mundial da categoria no ano anterior, reafirmou sua excelente fase. Victoria Beatriz Rosairo, também representando a Bahia, conquistou a medalha de bronze na mesma prova e ainda garantiu a prata nos 5km.
No masculino, Ronaldo Zambrano conquistou o título geral dos 10km, enquanto Guilherme Schubach (Infantil 2), Arthur Pazos (Júnior) e Nícolas Santana Azevedo (3km) também alcançaram o lugar mais alto do pódio. Todos esses atletas são beneficiados por programas como o Bolsa Esporte e FazAtleta, promovidos pela Sudesb e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Outro destaque foi a jovem Luísa Sugimoto, que conquistou o título na categoria juvenil feminino nos 10km. Além disso, Claudine Tekes garantiu a medalha de bronze nos 3km pela categoria sênior.
Dentre os clubes, o New Ranch se destacou como grande nome da competição, obtendo medalhas em diversas categorias e faixas etárias. O Yacht Club, Acqua Center, Aquarius/Gregor Mendel, CEPE, AAB/CTRA e Natação em Rede também subiram ao pódio, contribuindo significativamente para o excelente desempenho da delegação baiana.
O torneio também incluiu a 12ª Copa Brasil e o 4º Troféu Marcelinha Cunha, atraindo atletas de alto nível de diferentes regiões do país.
Comentários Facebook