Rádios educativas: edital recebe propostas de operação em 237 cidades, de 25 estados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério das Comunicações recebeu 546 propostas de operação de rádios educativas em 237 cidades brasileiras, distribuídas por 25 estados. Este foi o primeiro processo seletivo do Plano Nacional de Outorgas de Rádios Educativas, lançado em 18 de dezembro de 2024. Além desse, há previsão de mais três editais até 2026.

A diretora do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, ressaltou a satisfação com o resultado do edital. Ela destacou a importância das rádios educativas vinculadas a universidades, levando informação, conteúdo educativo e de qualidade para todo o Brasil. Schettino também adiantou que em breve serão lançados novos editais.

A região Sudeste registrou o maior número de cidades com manifestações recebidas: 100 no total, com destaque para Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. No Nordeste, 81 municípios manifestaram interesse, sendo 36 no Ceará, 27 em Pernambuco, entre outros estados. No Sul, propostas foram registradas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Já no Norte, houve interesse de 22 cidades, incluindo Pará, Roraima, e outros estados. No Centro-Oeste, dez cidades demonstraram interesse em novas rádios educativas.

O Plano Nacional de Outorgas de Rádios Educativas estabelece diretrizes para a concessão de autorizações a novas emissoras em todo o país pelos próximos dois anos. A iniciativa define um cronograma estratégico para a publicação dos editais de seleção, permitindo que entidades interessadas na operação do serviço de radiodifusão educativa possam se candidatar até 2026. A avaliação dos pedidos levará em consideração a viabilidade de canal em todas as localidades solicitadas.

Com essas iniciativas, o Ministério das Comunicações reforça o compromisso com o fortalecimento da radiodifusão educativa em todo o país, ampliando o acesso a conteúdos educacionais e de qualidade para a população.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atendimentos médicos por insolação e calor sobem 27% em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo aponta um aumento significativo nos atendimentos decorrentes de insolação e calor. Entre janeiro...

Vinhos da família de Andrea Bocelli chegam ao Brasil em 2026

Meta descrição: Vinhos da família Bocelli chegam ao Brasil em 2026, com lançamento exclusivo em restaurantes de São Paulo. Quatro rótulos (dois tintos,...

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...