Associação da Abin pede investigação da PGR de vazamento na PF

Publicado:

A União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que representa servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), encaminhou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a investigação do vazamento do inquérito da “Abin Paralela”.

A Intelis questiona a divulgação, pela imprensa, de informações sigilosas sobre um suposto ataque hacker realizado pela Abin contra autoridades do Paraguai. O caso teria ocorrido durante a gestão de Jair Bolsonaro e teria sido interrompido no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2023.

Uma reportagem do portal Uol revelou que o governo brasileiro executou uma ação hacker contra autoridades paraguaias no contexto das negociações da tarifa da Usina de Itaipu, da qual ambos os países são sócios.

O episódio teria sido investigado dentro da Operação Última Milha, que tem como objetivo desarticular uma suposta organização envolvida no monitoramento ilegal de autoridades públicas e na disseminação de notícias falsas, utilizando recursos da Abin.

O pedido de investigação foi protocolado no mesmo dia em que o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, prestou depoimento à Polícia Federal por cerca de cinco horas sobre a “Abin Paralela” e o caso de espionagem contra autoridades paraguaias. Além dele, Alessandro Moretti, ex-diretor adjunto do órgão, também prestou depoimento à PF sobre o assunto.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes é incluído na lista de sancionados pela lei Magnitsky

Em uma movimentação inesperada, o governo dos Estados Unidos decidiu incluir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na lista...

Lula critica sanções dos EUA contra Moraes e diz que interferência de Trump no Judiciário é “inaceitável”

Em uma declaração contundente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua indignação com a recente interferência do ex-presidente dos Estados Unidos,...

Canadá segue outros países e anuncia que vai reconhecer a Palestina

O Canadá está prestes a dar um passo significativo na política internacional: o reconhecimento do Estado da Palestina, previsto para ser anunciado na...