Nexus: 41% dos brasileiros comem chocolate toda semana

Publicado:

Uma pesquisa realizada pela Nexus revelou que mais da metade dos brasileiros, 59%, têm uma paixão por chocolate, sendo que 36% declararam gostar muito. Surpreendentemente, 41% consomem chocolate pelo menos uma vez por semana. Entre os grandes apreciadores desse doce, é possível destacar residentes do Sudeste (42%), mulheres (46%), jovens de 18 a 24 anos (53%) e pessoas de alta renda, com mais de 5 salários mínimos mensais (42%).

No entanto, a pesquisa também apontou que 23% dos entrevistados têm pouco apreço por chocolate, enquanto somente 18% afirmaram não gostar do doce. Entre os menos entusiastas de chocolate estão homens (22%), indivíduos com mais de 60 anos (30%), moradores do Nordeste (29%) e indivíduos com renda familiar inferior a 1 salário mínimo (24%).

Frequência de Consumo

O estudo também analisou com que frequência os brasileiros incluem chocolate em suas dietas. Os resultados mostraram que 10% são “chocólatras”, ou seja, adoram chocolate e consomem-no pelo menos 4 vezes por semana. Por outro lado, 5% consomem chocolate diariamente, 5% de 4 a 6 vezes por semana, 14% de 2 a 3 vezes por semana e 17% uma vez por semana. Aqueles que consomem menos chocolate incluem 10% que consomem menos de uma vez por semana e 36% raramente. Apenas 12% afirmaram nunca consumir chocolate.

Amantes Moderados

Existe um grupo denominado “chocólatras controlados”, que correspondem a 16% da população e amam chocolate, porém o consomem raramente ou nunca. Esse grupo é composto principalmente por pessoas mais velhas (22%) e com renda familiar inferior a 1 salário mínimo (25%). Já o maior grupo, representando 35% dos entrevistados, consiste nos “apreciadores moderados”, que gostam do doce, mas o consomem de forma moderada, no máximo três vezes por semana. Este grupo é majoritariamente composto por jovens (44%), pessoas mais prósperas (44%) e residentes do Sudeste (42%).

Ovos de Páscoa

De acordo com a pesquisa, 66% dos chocólatras planejam comprar ou já compraram ovos de Páscoa em 2025, número acima da média nacional de 52% (considerando a população total). Em seguida estão os apreciadores moderados (62%), os chocólatras controlados (52%), consumidores ocasionais (50%), desconectados (36%) e aqueles que não gostam de chocolate (25%). Em casos em que os ovos de Páscoa estão muito caros, 74% dos entrevistados afirmaram que optariam por comprar outras variedades de chocolate, como barras e bombons.

Preferências de Chocolate

Quando se trata de preferências de chocolate, o ao leite é o favorito nacional, escolhido como a primeira opção por 42% dos brasileiros que consomem chocolate. Em seguida vem o chocolate amargo (30%) e o chocolate branco (20%). Outros 3% preferem todas as opções, enquanto 1% não soube opinar.

O chocolate branco é particularmente popular entre os moradores do Sul (21%) e o grupo dos desconectados, que não são grandes fãs de chocolate e o consomem esporadicamente, representando 37% das preferências.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa realizada pela Nexus entrevistou pessoalmente 2.000 cidadãos com 18 anos ou mais em todas as 27 Unidades da Federação entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro da amostra total é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frente fria vai provocar temporais no Sul do país; leia a previsão

Um alerta de "grande perigo" foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os três estados da região Sul do Brasil e...

Morador da casa que explodiu no Tatuapé, em SP, já foi investigado por prática ilegal de soltura de balões

Aldir de Oliveira Mariano, de 46 anos, foi a vítima fatal da explosão ocorrida na noite de quinta-feira (14) no Tatuapé, zona leste...

Ciclone Extratropical traz tempestades e risco de tornados para três regiões do país

Um ciclone extratropical está se aproximando do Rio Grande do Sul e promete trazer um fim de semana de clima severo. A expectativa...