Justiça Federal pede a cassação do mandato do prefeito de Eunápolis? Entenda o caso

Publicado:

O juiz Pablo Baldivieso, titular da Vara Federal de Eunápolis, determinou nesta terça-feira (22) o cumprimento da sentença que suspende os direitos políticos do prefeito José Robério Batista de Oliveira pelo período de cinco anos, no bojo do Processo 0000731-48.2007.4.01.3310. Mas, nesse despacho está sendo pedido o afastamento e a perda do mandato do prefeito? Não, isso pode até acontecer, mas em decorrência de outro processo, não nesse, conforme pode se ver logo abaixo, na própria sentença.

post 1745362958
Sentença da justiça federal pedindo para constar a suspensão dos direitos políticos no período de cinco anos

A decisão do juiz federal decorre da condenação por improbidade administrativa, com trânsito em julgado, relacionada ao uso indevido de recursos públicos. Segundo o processo, Robério Oliveira utilizou combustível pertencente à Prefeitura de Eunápolis para abastecer trios elétricos da empresa Axé & Cia, da qual é proprietário.

O caso já havia sido julgado, mas os efeitos da sentença foram suspensos temporariamente por liminar do Tribunal Regional Federal (TRF) às vésperas das últimas eleições municipais. A chapa encabeçada por Robério Oliveira venceu, foi diplomada e empossada.

Mas, e agora como ficam as coisas? A sentença do juiz federal não faz menção ao mandato, nem solicita notificação da justiça eleitoral, tampouco solicita o afastamento ou preda de mandato.

Há quem viu nesse despacho, por conta própria, o pedido de cassação e o afastamento, mas basta fazer uma leitura simples para perceber se tratar de interpretação pessoal, no que se limita às providências do cartório de fazer constar a suspensão dos direitos políticos de Josemar Marinho Siquara, Ruy Miranda do Nascimento e José Robério de Oliveira.

De fato, não existe qualquer decisão determinando a cassação do atual gestor. O que houve, na verdade, foi um despacho simples do juiz federal Pablo Baldivieso, da Subseção Judiciária de Eunápolis, solicitando que o cartório informe à Justiça Eleitoral a suspensão dos direitos políticos do prefeito, considerando inclusive o período de cumprimento da decisão. Feita a soma, constata-se que, nas próximas eleições, o prefeito estará plenamente apto a disputar a reeleição, uma vez que o prazo de cinco anos já terá sido integralmente cumprido.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar apreende drogas e prende suspeito por tráfico em Eunápolis

Na tarde deste sábado (21), por volta das 14h, policiais militares realizavam rondas no bairro Alecrim, em Eunápolis, quando perceberam um indivíduo em atitude...

Polícia apreende drogas e recupera veículo furtado em Eunápolis

Na manhã deste sábado (21), por volta das 8h30, uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas ostensivas no bairro Juca Rosa, em Eunápolis, quando...

Neoenergia Coelba lamenta acidente elétrico com vítima fatal na BR-367, em Eunápolis

A Neoenergia Coelba divulgou nota lamentando profundamente o acidente com vítima fatal registrado na madrugada desta quarta-feira (18), na BR-367, no município de Eunápolis,...