Mendonça defende quebra de sigilo em buscas no Google só com suspeita prévia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um julgamento no Supremo Tribunal Federal, o ministro André Mendonça enfatizou a necessidade de suspeita prévia e fundamentada para autorizar a quebra de sigilo em investigações criminais envolvendo buscas realizadas em sites como o Google.

O debate em questão aborda os limites para acesso a dados de pessoas que realizam buscas na internet em casos de investigações criminais, com destaque para o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL.

Mendonça alertou para os perigos de uma abordagem ampla nesse sentido, destacando a importância da proporcionalidade e evitando investigações indiscriminadas que possam violar a privacidade de indivíduos sem uma suspeita prévia.

O ministro expressou preocupação com a prática de pesca probatória, ilustrando as investigações indiscriminadas e especulativas que buscam reunir provas sem um alvo específico.

O debate em pauta visa definir se é viável a quebra de sigilo de dados de buscas online de forma genérica, estabelecendo em quais circunstâncias isso seria possível. Mendonça apontou que as correntes em discussão atualmente estão em extremos opostos e defendeu uma abordagem equilibrada.

Mendonça também ressaltou a necessidade de fundamentação em suspeitas para acessar dados pessoais, evitando a pesca probatória e protegendo a privacidade dos cidadãos.

O debate entre os ministros destaca a importância de encontrar um equilíbrio entre as necessidades da investigação criminal e a proteção dos direitos individuais, garantindo que as medidas adotadas sejam proporcionais e fundamentadas em suspeitas prévias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Bobby Charlton, Endrick elege os melhores jogadores da história. Veja vídeo

Eleito melhor jogador do mês de janeiro do Campeonato Francês, Endrick elegeu o "Monte Rushmore do futebol"

Dupla é presa após furtar celular durante evento em Porto Seguro

Uma ação rápida da Polícia Civil da Bahia resultou na captura de dois homens, de 25 e 46 anos, suspeitos de furtar um celular...

Avô de crianças mortas pelo pai em Goiás se manifesta: “Dor imensa”

Reprodução/ @dionedafamoveis O prefeito de Itumbiara (GO), Dione Araújo (União Brasil), se pronunciou neste sábado (21/2) sobre a morte dos netos Miguel Araújo Machado,...