O novo Papa Leão XIV, originário dos Estados Unidos, fez seu discurso inaugural após sua eleição pelo conclave nesta quinta-feira (8/5) no Vaticano. Ele expressou o desejo de uma “igreja missionária que constrói pontes e diálogos”.
Em sua apresentação na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV acenou emocionado para os fiéis e fez uso do italiano, além de pronunciar palavras em espanhol.
“Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos. Que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor”, destacou o papa.
1 de 10
O mundo tem um novo papa, eleito pelo colégio de cardeais.
Vatican News
2 de 10
Robert Prevost
Vatican News
3 de 10
Robert Prevost cumprimenta a população
Vatican News
4 de 10
O sucessor de Francisco tem 69 anos, sendo o 267° pontífice.
Vatican News
5 de 10
Robert Prevost foi nomeado cardeal por Francisco em setembro de 2023.
Vatican News
6 de 10
Papa Leão XIV Robert Prevost
Vatican News
7 de 10
Robert Prevost cumprimenta a população
Vatican News
8 de 10
Novo pontífice discursando no Vaticano
Vatican News
9 de 10
Novo papa
Vatican News
10 de 10
Momento em que cardeal anuncia novo papa
Vatican News
Quem é o novo papa
Prevost, o primeiro papa norte-americano, tem 69 anos e sucede Francisco como o 267º pontífice. Nascido em Chicago, Illinois, ele possui ascendência francesa, italiana e espanhola.
Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago. Foi ordenado sacerdote em 1982 e, em 2014, nomeado administrador apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru.
Conclave chega ao fim
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco em 21 de abril. O cardeal Dominique Mamberti anunciou o resultado do conclave com a tradicional frase “Habemus papam”. Os cardeais estavam isolados no Vaticano desde o dia 7 de maio para a votação.
Discurso do novo papa
“Que a paz esteja convosco, irmãos e irmãs. Esta é a saudação do Cristo ressuscitado. Quero que esta paz alcance todas as famílias e todos os povos. O mundo precisa da luz de Cristo. Ajudem-nos a construir pontes com diálogos, para sermos um único povo, sempre em paz.”
Em espanhol, o papa enviou uma saudação especial ao Peru, relembrando sua conexão com Chiclayo. “Queremos ser uma igreja que caminha e que busca a paz, a caridade, especialmente entre aqueles que sofrem”, concluiu antes de iniciar a oração com os fiéis na Praça de São Pedro.
Comentários Facebook