STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão hacker ao CNJ

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (9), condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti, responsável pelo ataque, também foi condenado a oito anos.

Ambos foram considerados culpados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O julgamento ocorreu em formato virtual, com os ministros registrando seus votos sem debate oral, e segue até 16 de maio.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, impôs ainda uma indenização de R$ 2 milhões, além da perda do mandato de Zambelli, que será executada após o trânsito em julgado.

De acordo com a denúncia aceita em maio de 2024, a Procuradoria-Geral da República (PGR) classificou Zambelli como a “autora intelectual” do ciberataque, mencionando que ela recrutou Delgatti com promessas de vantagens para a invasão e adulteração de dados do CNJ. O procurador-geral Paulo Gonet revelou que a intenção era “desmoralizar a Justiça Brasileira para obter vantagem política”.

A investigação mostrou que Delgatti chegou a emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, agindo como se esta fosse uma ordem de sua parte. Em depoimento, o hacker admitiu o crime e afirmou que foi contratado por Zambelli, com acesso a sistemas vinculados à parlamentar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após desferir facadas contra funcionário que consertava caixa d’água no Eixo Sul em Teixeira de Freitas

Na noite de sábado, a Polícia Militar prendeu em flagrante Diego Lima Pereira, 42 anos, por tentativa de homicídio, ocorrida por volta das...

Homem de 27 anos é morto durante assalto a veículo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Kelvin Gomes de Souza, 27 anos, foi morto durante um roubo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi,...

Estudo de Harvard indica que variar exercícios reduz risco de morte

Variar os tipos de exercício ao longo da semana pode trazer benefícios para a saúde e reduzir o risco de morte prematura, aponta...