STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão hacker ao CNJ

Publicado:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (9), condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti, responsável pelo ataque, também foi condenado a oito anos.

Ambos foram considerados culpados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O julgamento ocorreu em formato virtual, com os ministros registrando seus votos sem debate oral, e segue até 16 de maio.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, impôs ainda uma indenização de R$ 2 milhões, além da perda do mandato de Zambelli, que será executada após o trânsito em julgado.

De acordo com a denúncia aceita em maio de 2024, a Procuradoria-Geral da República (PGR) classificou Zambelli como a “autora intelectual” do ciberataque, mencionando que ela recrutou Delgatti com promessas de vantagens para a invasão e adulteração de dados do CNJ. O procurador-geral Paulo Gonet revelou que a intenção era “desmoralizar a Justiça Brasileira para obter vantagem política”.

A investigação mostrou que Delgatti chegou a emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, agindo como se esta fosse uma ordem de sua parte. Em depoimento, o hacker admitiu o crime e afirmou que foi contratado por Zambelli, com acesso a sistemas vinculados à parlamentar.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador que matou quatro pessoas em Manhattan queria invadir escritórios da NFL; entenda

No coração de Manhattan, um ataque a tiros na noite de segunda-feira (28) deixou quatro pessoas mortas e uma gravemente ferida. O alvo...

Noiva de Oruam desabafa após uma semana da prisão do rapper

Após uma semana da prisão de Oruam, seu coração, Fernanda Valença, abriu-se nas redes sociais, expressando uma dor profunda e a saudade que...