Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Publicado:

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas.

Até agora, 1.051.238 segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135. O número de pessoas que confirmou a autorização dos descontos foi de 17.963. Os dados foram divulgados na quinta-feira (15) pelo INSS até as 17h.

Esta iniciativa é recente, com apenas dois dias de funcionamento, permitindo que beneficiários consultem os descontos realizados nos últimos anos e abram um processo administrativo para reembolso.

As contestações abrangem 41 entidades associativas, ligadas ao INSS. Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados foram notificados sobre os descontos, podendo verificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas disponível no aplicativo.

INVESTIGAÇÃO
Os descontos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas que associam segurados do INSS sem autorização.

Desde o lançamento do serviço, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.

Entidades que tiverem descontos contestados devem apresentar documentação que comprove a adesão voluntária dos segurados em até 15 dias úteis. Se necessário, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para devolução aos segurados.

Mensagens tranquilizando aqueles sem descontos “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício” foram enviadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai e filho, PRF e Bombeiro, atuam juntos no resgate de caminhão em chamas na BR-101 em Teixeira de Freitas

Na tarde de sábado, 4 de outubro, um caminhão-baú que transportava carne foi completamente destruído...

Carro pega fogo em trecho em trecho da BR-114 na Chapada Diamantina

Um carro de passeio pegou fogo após sofrer um acidente na BR-114 na manhã deste domingo (5)....

Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou nesse domingo que os exames realizados para confirmar a morte cerebral...