O senador Flávio Bolsonaro parabenizou Abelardo de la Espriella pela vitória na Colômbia, destacando a disseminação de pautas de direita na região e a ideia de que a eleição representa a “vitória do bem sobre o mal”. Espriella deverá assumir o governo colombiano em 7 de agosto, após uma apuração com 99,97% das urnas, que mostrou 49,66% dos votos para ele frente a 48,70% de Iván Cepeda, uma diferença de cerca de 250 mil votos. A publicação vem acompanhada de uma foto de Flávio Bolsonaro durante a coletiva.

Em vídeo publicado no Instagram, Flávio Bolsonaro falou em espanhol e afirmou que a eleição colombiana representa a “vitória do bem sobre o mal”.
“As agendas de direita continuam triunfando em toda a América, porque lutamos contra as organizações narcoterroristas, contra a corrupção, contra o aumento de impostos e para que nossas nações sejam livres e prósperas”, declarou o senador.
Espriella — se confirmado pela comissão eleitoral — assumirá o comando da Colômbia em 7 de agosto, substituindo o presidente de esquerda Gustavo Petro. A disputa foi marcada por forte polarização: com 99,97% das urnas apuradas, Espriella somava 49,66% dos votos, contra 48,70% de Iván Cepeda, aliado de Petro, com uma margem de aproximadamente 250 mil votos.
O episódio ilustra como os desdobramentos políticos na América Latina ganham contornos relevantes para o espectro conservador, reforçando a atenção de apoiadores da direita em disputas regionais. E você, qual é a sua leitura sobre a eleição colombiana e o papel de figuras associadas ao bolsonarismo nas disputas locais? Compartilhe sua opinião nos comentários.
