Resumo: O ex-vice-prefeito de Ibitirama, Célio Martins Morales, foi condenado a 3 anos e 11 meses de prisão pela morte de Vanuza Spala de Almeida, ocorrida com um disparo no peito em abril de 2023. Em julgamento no Tribunal do Júri, os jurados desclassificaram o homicídio doloso para homicídio culposo, e o acusado já pode recorrer em liberdade.

O julgamento, que durou cerca de 12 horas, resultou na desclassificação da acusação de feminicídio para homicídio culposo, isto é, sem a intenção de matar. Morales foi liberado após a decisão e pode recorrer em liberdade.
Em nota, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) explicou que os jurados entenderam que a morte de Vanuza Spala de Almeida ocorreu de forma acidental. A instituição informou que vai recorrer da decisão e reiterou seu compromisso com a defesa da vida, da justiça e no combate à violência de gênero.
“O MPES reafirma seu compromisso institucional e destaca que vai recorrer do resultado, atuando em defesa da vida, da justiça e no combate à violência de gênero”, ressaltou a nota.
Célio Martins Morales recebeu alvará de soltura na manhã de sexta-feira (19/6). O caso, que ganhou destaque pelo contexto familiar e pela mudança na tipificação penal, volta a ganhar contornos de interesse público conforme tramitações judiciais.
A vítima, Vanuza Spala de Almeida, foi encontrada morta com um tiro no peito em 9 de abril de 2023, na residência do casal no interior de Ibitirama. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos durante o atendimento médico.
E você, o que acha dessa decisão? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como interpreta esse desfecho do caso.
