A partir de hoje, 20, aposentados e pensionistas do INSS que enfrentam descontos não autorizados em seus benefícios podem ir a qualquer uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para obter assistência. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, visando facilitar o acesso para aqueles que têm dificuldades com serviços digitais.
No atendimento nas agências, os beneficiários poderão:
- Verificar a existência de descontos indevidos;
- Solicitar a contestação de cobranças;
- Confirmar autorizações anteriores;
- Acompanhar o progresso das contestações;
- Analisar e questionar documentos apresentados por associações;
- Receber orientações impressas sobre o uso dos canais digitais.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extratos bancários, contracheques ou comprovantes de inscrição no INSS. Caso o beneficiário não possa comparecer, um representante legal com procuração autenticada pode consultar informações, mas não realizar outras ações em nome do titular.
O atendimento é gratuito e prioriza aposentados e pensionistas, com guichês exclusivos em muitas unidades e filas preferenciais. As informações dos beneficiários são protegidas por uma plataforma independente da base de dados do INSS, garantindo segurança e privacidade durante o atendimento.
Find Your Nearest Agency
Para localizar a unidade mais próxima, utilize os seguintes canais:
- Site dos Correios;
- Central telefônica 135;
- Portal do INSS.
E quanto àqueles que vivem em regiões mais distantes? O governo está implementando ações itinerantes para garantir que todos tenham acesso a esses serviços essenciais.
Fique Atento a Golpes
Importante: Nenhum representante do INSS ou dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa. Em caso de dúvidas, acesse apenas os canais oficiais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Site: meu.inss.gov.br;
- Telefone 135;
- Agências dos Correios (a partir de 30 de maio).
Devolução de Valores Indevidos
A partir de segunda-feira, 26, o governo dará início ao reembolso de R$ 292 milhões que foram descontados indevidamente na folha de pagamento de abril. O reembolso será automático e será creditado junto aos benefícios mensais até 6 de junho — não é necessário fazer nenhuma solicitação.
Essa devolução ocorre após a suspensão dos descontos associativos, determinada pelo INSS. Como a folha de abril foi processada antes dessa decisão, os valores foram retidos e não repassados às entidades.
Tem informações ou experiências sobre esse atendimento? Compartilhe nos comentários e ajude outras pessoas a ficarem informadas sobre seus direitos!
“`
Comentários Facebook