Em um momento que celebra a fé e a cultura, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, durante a Folia da Festa do Divino, um investimento significativo de R$ 3 milhões anuais para a manutenção da Catedral de Brasília. Com 55 anos, a Catedral, um ícone da capital, agora contará com o apoio formal do Governo do Distrito Federal (GDF), que firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“O Governo do Distrito Federal não está apenas gastando, mas investindo em nossa Catedral, um símbolo da nossa cidade. Assumimos o custeio e vamos garantir os recursos necessários para sua manutenção,” ressaltou Ibaneis, com um toque de humor ao dizer: “Quem quiser fazer algum mal para mim, todo domingo, estarei lá para a missa.”
A festa não se limitou apenas a celebrações, mas também proporcionou um momento significativo para a comunidade local. O Centro Histórico de Planaltina foi o cenário da primeira edição da Folia da Festa do Divino — Tradição Sertaneja, que aconteceu na Praça da Igrejinha de São Sebastião, marcando o encontro das bandeiras, uma ocasião que une a folia de roça e a folia de rua.
Essa celebração remete à descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, um evento que ocorre em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Com aproximadamente R$ 1 milhão em apoio financeiro do GDF, através da Secretaria de Turismo, a Festa do Divino se destaca como a segunda maior da região, superada apenas pela Via Sacra do Morro da Capelinha.
Além de relembrar tradições, a festa antecipa o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade e ressalta a importância de preservar as manifestações culturais ligadas ao Divino Espírito Santo. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF desde 2013, esta celebração mantém vivas as tradições mais antigas do Distrito Federal.

Facebook Comments